UFMT articula parceria para produção de álcool 70 em Sinop

UFMT articula parceria para produção de álcool 70 em Sinop

Com o objetivo de auxiliar na prevenção do COVID-19, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Sinop, viabilizou a parceria entre empresas para a produção em grande escala de álcool em gel 70%. Para o primeiro lote serão produzidos 2,600 litros do material, que será entregue para a prefeitura de Sinop e distribuído para o sistema de saúde e famílias atendidas pelos programas sociais do município.

A ação foi possibilitada pelo Escritório de Parcerias Estratégicas da UFMT-Sinop, que promoveu a parceria entre a empresa produtora de etanol de milho, Inpasa Agroindustrial, responsável pela doação do álcool para ser desenvolvido em gel, e a Sinodet, empresa de produtos de limpeza que ficou encarregada da produção, envase e embalagem do material.

Além de articular politicamente, a UFMT está trabalhando para analisar os lotes produzidos, garantindo que o teor alcoolico indicado no rótulo esteja realmente presente na fórmula, bem como realizando a caracterização de alguns parâmetros físicos e químicos da solução. “Na Universidade nós temos a produção de álcool em gel 70% por meio do curso de Farmácia, junto ao laboratório de controle de qualidade de medicamentos, que já estavam na produção em pequena escala para distribuição interna no Câmpus. Desta forma, entramos em contato para que pudesse haver um auxílio com o conhecimento técnico no desenvolvimento do produto. Nós da UFMT catalisamos os esforços das empresas, que foram responsáveis pela parte logística do processo. Quando as pontas estavam unidas, fomos até a prefeitura e apresentamos a proposta que prontamente foi aceita”, explica a coordenadora do Escritório de Parcerias Estratégicas da UFMT-Sinop, Roberta Nogueira.

No laboratório da Instituição foi desenvolvida uma receita e formulação de álcool em gel que economizasse os produtos necessários para a produção. A indicação de quais reagentes comprar foi feita pela UFMT, juntamente com a empresa Sinodet.

O produto será entrega à prefeitura de Sinop nesta segunda-feira (23). Dependendo da demanda do município, novos lotes serão produzidos para distribuição à população.

 

UFMT

Compartilhar