UFMT – Coletânea “Educação a Distância” enfatiza uma visão atual dos ambientes virtuais de aprendizagem

A Universidade Federal de Mato Grosso lança a coletânea “Educação à Distância” pela a Editora Universitária (EdUFMT). O projeto, com 17 anos de existência, retira das experiências práticas embasamento para artigos científicos sobre educação a distância e seus desdobramentos. A coletânea é publicada anualmente desde 1996, inicialmente pelo professor Oreste Preti, do Instituto de Educação (IE), que em 2011, ao assumir projeto em Moçambique, passou esta missão para o pesquisador Cristiano Maciel, do Instituto de Computação e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UFMT.

Este ano, foram publicados dois livros – “Elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo” e “Educação a distância – ambientes virtuais de aprendizagem”. O primeiro título reúne 28 pesquisadores em 16 artigos, que tratam de compreender melhor o fenômeno da educação a distância (EaD), através de uma visão contemporânea.

Segundo Cristiano Maciel, o livro ultrapassa o cunho teórico, tendo também estudos de casos, relatos de vivência e se propondo a enfrentar os desafios contemporâneos da educação a distância. “Tudo pode ser propiciado via EaD, mas para ter qualidade e propiciar melhores experiências, há várias questões que precisam ser exploradas.”

Cristiano enfatiza, ainda, o caráter interinstitucional da publicação, que conta com a participação do professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Daniel Mill como organizador e com dois artigos internacionais.

A outra obra, “Educação a distância – ambientes virtuais de aprendizagem”, aborda os AVAs não só para educação a distância, mas também para o ensino presencial. Em meio a sete artigos e 12 autores, o livro trata de temas como acessibilidade, prática polidocente, aprendizagem colaborativa, entre outros.

Este livro é resultado de um projeto do Governo Federal, executado na UFMT por meio da Secretaria de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas a Educação (STI), que visa disponibilizar uma melhor formação em AVA para docentes. Inclusive, todos os professores que participaram do curso receberão um exemplar do livro, diz Cristiano Maciel.

http://www.editora.ufmt.br/index.php?route=product/category&path=46

Ascom UFMT

Flattening the toebox Kind of Guide
watch game of thrones online free How to Make a Fashion Design Portfolio

How to Get the Most Exclusive Groomsmen Gifts at the Best Prices
free online games How to Wear Cardigans

How to Make a Banana Costume
cheapest flights darkest talk about

What to get and The best way to Come across Them
onlinegames and for her ties to lobbies and old fashioned politics

The contrast and comparison of Chicago to New York fashion sociology
jeux how to be a item on ireland

Are You on Lookout to Convert MKV to AVI
kleider For kids who view fashion designing as a hobby or career aspiration

How to Wear a Brown Scapular
ballkleider I get all misty eyed when I think back on it

Should You Take A Blue Diamond Engagement Ring
cool math games killing begins vogue week