UFMT firma parceria com Universidade Médica da Índia

Com o objetivo de desenvolver a cooperação internacional e o intercâmbio, acadêmico, científico e cultural, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) assinou, nesta segunda-feira (7), um memorando de entendimento com a Universidade Médica Dr. Tamil Nadu (TNMGRMU), da Índia. A parceria irá permitir a execução de pesquisas conjuntas e a mobilidade de professores e estudantes entre as instituições.
O memorando facilita novas parcerias entre as universidades e solidifica a relação já existente entre a TMNGRMU e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Faculdade de Medicina (FM). Além disso, permite que os grupos de pesquisa envolvidos busquem recursos internacionais para fomento da ciência.

De acordo com a reitora, professora Myrian Serra, a parceria é especialmente importante para as pesquisas na área da Saúde, uma vez que os países compartilham de problemas similares nessa área. “As pesquisas desenvolvidas nessa parceria poderão beneficiar diretamente a população de Mato Grosso”, afirmou.

A vice-chanceler da TMNGRMU, professora Sudha Seshayyan, destacou os departamentos de imunologia e infectologia de sua Instituição e disse que a parceria permitiria, além do intercâmbio de pesquisadores, o desenvolvimento de pesquisas em conjunto, com intercâmbio de amostras e procedimentos. “Será benéfico para o estudo de doenças como tuberculose, hanseníase, hepatite e pode levar ao desenvolvimento de novas drogas para as populações que necessitam”, disse.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, professor Amilcar Damazo, a parceria traz vantagens também do ponto de vista acadêmico. “Além de facilitar o intercâmbio de pesquisadores e materiais de pesquisa, a parceria abre a possibilidade dos estudantes conhecerem uma nova realidade, em uma universidade diferente e uma cultura diferente, uma experiência muito rica e que abre o horizonte deles”, contou.

A assinatura do acordo foi articulada em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (Secri) e a visita da professora Sudha Seshayyan possibilitado pelo edital Secri 002/2019, de professor visitante internacional, uma ação institucional em prol da internacionalização da UFMT.

Confira a galeria de fotos.

Visita ao Hospital Universitário

Além da UFMT, a vice-chanceler Sudha Seshayyan visitou as instalações do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), acompanhada do professor Amílcar Damazo, e foi recebida pela superintendente, professora Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça e pelo gerente de Atenção à Saúde, Cassiano Falleiros.

Conforme a gestora, a visita foi estratégica para ampliar possibilidades de internacionalização para os estudantes que atuam no HUJM e a comunidade hospitalar de forma geral. “A vinda da docente contribui tanto para graduação quanto para a pós-graduação na área da Saúde, visto que ambos os países compartilham de características em comum”, ressaltou.

Para a pesquisadora visitante, as instalações e equipamentos do HUJM são consideradas de primeiro nível. “A estrutura dos departamentos está muito bem definida e organizada, assim como os equipamentos e laboratórios são de ponta. Estamos planejando linhas de pesquisa em comum entre Tamil Nadu e a UFMT, assim como colaborações em doenças tropicais”, atestou.

Sobre a Tamil Nadu Medical University

Criada em 1987 e sediada em Chennai (antigo nome Madras), a instituição é considerada a segunda maior universidade de Ciências da Saúde na Índia, com atuação em medicina contemporânea e práticas tradicionais no país (Ayurveda, Siddha, Unani e Yoga), oferta de cursos presenciais e à distância de graduação e pós-graduação.