UFMT inaugura Centro de Equoterapia

A partir de segunda-feira (12), José Carlos de Queiroz enfrentará dois grandes desafios: o medo de cavalos e o início das atividades no Centro de Equoterapia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) O menino, de apenas quatro anos, é um dos participantes das atividades que serão realizadas no local, que foi inaugurado nesta sexta-feira (10). A ação contará com a parceria da Polícia Militar de Mato Grosso, a partir da assinatura de um termo de cooperação entre as instituições.

Em seu discurso durante a solenidade realizada no Centro Cultural, o vice-reitor da UFMT, professor Evandro Soares, destacou que a inauguração do Centro de Equoterapia era um momento mágico, que coroava um planejamento que se transformou em plano e posteriormente em projeto. “[O Centro de Equoterapia] é uma aliança de vários intervenientes da sociedade, da Universidade e da Polícia Militar, mostrando que a Universidade está para além das atividades da sala de aula, das práticas e saberes e da formação de conhecimento: está para a interação social e principalmente para o desenvolvimento humano”, frisou.

O Centro de Equoterapia reunirá profissionais de diversas áreas em uma atuação multidisciplinar. A coordenadora do Centro e Pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Lisiane Pereira de Jesus, contou que o espaço já conta com mais de 60 crianças agendadas para atendimento e lista de espera e tem a perspectiva de aumento nesse número conforme surgirem novas parcerias. 

“A UFMT faz muitos trabalhos que dão retorno à sociedade e esse é mais um que vem agregar na área de extensão. Esse programa de extensão vem sendo desenvolvido desde 2011 e hoje é o ápice desse trabalho porque temos o Centro dentro da UFMT”, destacou, acrescentando que a atividade é filiada à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), que regulamenta a ação e permite o oferecimento de cursos e capacitações aos profissionais. “[A filiação à Associação] é o reconhecimento de todo esse trabalho e atesta a credibilidade do serviço que será ofertado à comunidade”, acrescentou.

Compromisso social

A data de inauguração do Centro de Equoterapia não foi escolhida por acaso. Neste dez de maio, além da celebração do dia da cavalaria, em homenagem ao aniversário do Major Manuel Luis Osório, patrono da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro, a data também marca o dia estadual da equoterapia. 

“Hoje é um dia de festa para o regimento de policiamento montado da Polícia Militar de Mato Grosso por estar concretizando mais esse sonho. É uma grande oportunidade de ajudar muita gente e a parceria com a UFMT tem um mérito muito grande, porque é uma instituição de compromisso social, que, além de promover a prática do ensino, precisa ter um campo de estágios para seus alunos. E quem ganha é a comunidade que mais precisa da equoterapia”, afirmou o Tenente-Coronel Walmir Barros Rocha, do Regimento de Policiamento Montado (RPMon).

O Tenente-Coronel observou que a Polícia Militar possui um compromisso social com a população que vai além do envolvimento na área de segurança pública e defesa do cidadão. “Nós também nos sensibilizamos para demandas que estão ao nosso alcance, como o da equoterapia. Temos que aproveitar essa estrutura a favor da comunidade e ficamos muito felizes com isso, engradece o corpo da tropa. Quando o ser humano ajuda seu próximo, ele se fortalece e se sente importante para a comunidade em geral”, complementou.

Para José Cláudio Bezerra de Queiroz, pai de José Carlos de Queiroz, a criança que teve a equoterapia recomendada pelo médico para auxiliar no tratamento do autismo e ficou sabendo do atendimento do Centro através da escola que estuda as expectativas são as melhores. “Vai dar certo”, resumiu.

A solenidade contou com a participação do projeto de extensão “UFMT em Cordas”, da banda da Polícia Militar e com a revelação da logomarca que será utilizada pelo Centro de Equoterapia. A escolha foi feita a partir de um concurso aberto à comunidade e o vencedor foi Lucas Henrique Gomes Pereira, de Sorriso (MT).

Confira a galeria de fotos.