UFMT – MT Ciência lança livro sobre importância dos nutrientes

 

Com o objetivo de auxiliar na alfabetização científica de crianças, programa de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Sinop, lançou “Nutrientes”, livro que apresenta a importância e funções dessas substâncias no organismo humano. A obra integra a série Pequenos Cientistas, que já desenvolveu 13 livros abordando conteúdos científicos de forma lúdica e objetiva, adaptando a linguagem para o público infantil.

A produção apresenta os macronutrientes e micronutrientes, ressaltando em quais alimentos é possível encontrá-los. Além disso, é discutido sobre o equilíbrio alimentar em busca de uma vida saudável, com explicação sobre a forma que doces e alimentos gordurosos em excesso podem fazer mal à saúde.

“Assim como todas as obras da série Pequenos Cientistas, o livro Nutrientes tem como missão auxiliar na alfabetização científica de nossas crianças, apresentando alguns aspectos científicos envolvidos no tema e ligando esses conhecimentos ao dia a dia de nossas crianças. No caso específico desta obra, ainda estamos contribuindo com a compreensão da importância de uma alimentação equilibrada”, explica a vice-coordenadora do projeto e professora no Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA), Roberta Nogueira.

O livro foi desenvolvido pelo programa de extensão MT Ciência https://www.mtciencia.com.br/sobre-nos/), cujo objetivo é popularizar o conhecimento científico por meio de diversas áreas e ações, visando atingir o máximo de pessoas com cursos de capacitação e treinamento, consultorias técnicas especializadas e a publicação e distribuição de livros e outros materiais didáticos.

“Apresentar um conteúdo científico de forma simples, objetiva e atrativa é a grande missão desta série de livros, que busca encantar nossos pequenos pelo mundo incrível de perguntas e respostas, para que no futuro tenhamos mais cientistas trabalhando para que tenhamos uma vida melhor. Todos que participam deste trabalho acreditam que esta seja uma missão das universidades, produzir conhecimento e popularizá-lo”, destaca a docente.

Participaram da produção do livro as professoras Juliana Agostini e Renata Luvizoto, ambas do Câmpus de Sinop, além da contribuição da professora da rede municipal de ensino Anelise Torres e da professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Rosana Varela.