UFMT – Novas tecnologias e sustentabilidade em discussão na Conferência Anprotec

Na manhã desta segunda-feira (19), foi realizado o Painel de Boas-vindas aos participantes da 25ª Conferência Anprotec, no Centro de Eventos do Pantanal. A superintendente da Anprotec, Sheila Pires, destacou a variedade nas atividades da programação, que reúne palestras, workshops, fóruns empresariais e sessões de comunicação científica.

“Esta edição da Conferência é especial e festiva. Temos presença de conferencistas internacionais e anúncios importantes. A Conferência tem uma dinâmica itinerante de contemplar todas as regiões do país. Teremos momentos de bastante reflexão, principalmente sobre novas tecnologias e sustentabilidade, que é o tema principal do evento”, destacou Sheila.

A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luzia Trovo, comentou sobre o espírito de busca do Estado em prol de uma produção baseada em conhecimento. “Estamos honrados em trazer a Conferência para Mato Grosso. Tanto que ele vai marcar a implantação do Parque Tecnológico, no município de Várzea Grande, e o fortalecimento de um sistema estadual de inovação. Conhecimento como base para o desenvolvimento é uma das bases prioritárias desta gestão”, afirmou Luzia.

O vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), João Carlos de Souza Maia, pontuou a articulação e o apoio de todos os envolvidos no evento, que foram fundamentais. Além disso, lembrou que Mato Grosso é o único estado brasileiro a integrar três biomas (Cerrado, Amazônia e Pantanal). “Portanto, este é um momento ímpar, pois nosso Estado tem muito potencial para desenvolver e consolidar a Ciência, Tecnologia e Inovação, com sustentabilidade e conhecimento”, observou Maia, que também é moderador do workshop sobre incubadoras, realizado na tarde desta segunda-feira.

O presidente da Arca Multincubadora, vinculada ao Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) da UFMT, Wilson Luconi, enalteceu a característica acolhedora da capital mato-grossense. “Será um evento bem intenso, com discussões e fluxos dinâmicos no que concerne à partilha de experiências”, comentou Luconi.

O Parque Tecnológico de Mato Grosso terá seu lançamento marcado no Painel Solene de abertura do evento, que será amanhã (20), às 18h30.

Ascom – Universidade Federal de Mato Grosso