UFMT participa do Dia C da Ciência

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou da 16ª edição do Dia C da Ciência, que ocorreu nesta quarta-feira (23) na Escola Estadual André Avelino Ribeiro e no Colégio Isaac Newton. A fim de valorizar a educação e a pesquisa, o evento teve como objetivo levar a produção do conhecimento científico para os alunos do Ensino Médio.
Na ocasião, a professora de Geografia Giseli Dalla Nora apresentou as notícias de divulgação científica publicadas no site da UFMT e em sites do Estado de Mato Grosso, assim como vídeos institucionais e vídeos produzidos pelos projetos de pesquisa, além de apresentar os vídeos do Dia C da Ciência realizados pelos vencedores do prêmio Severino Meirelles.
“Fiquei extremamente satisfeita em realizar esta atividade, pois pude apresentar, de maneira acessível, a pesquisa da UFMT para nossos futuros estudantes”, comentou a professora Giseli, que ainda acrescenta que é necessário “sair dos muros e cercas da UFMT e mostrar como nossos trabalhos e pesquisas demandam dedicação, tempo e investimento”.
Segundo a coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPeq), Maria Auxiliadora de Arruda Campos, que mediou o contato com as escolas para realizar o evento, ao todo participaram 350 alunos. “A sociedade mato-grossense precisa orgulhar-se da sua universidade federal, para isso precisa conhecê-la. Fomos muito bem recebidos e pudemos ver no olhar daqueles jovens o interesse e orgulho da nossa instituição. Foi muito gratificante”, comentou Maria.
O evento é uma mobilização nacional que foi criado em 2017 pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) e pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (COPROPI). Desde então, a UFMT participa propondo ações para esse dia.