UFMT sedia seminário de combate à homofobia

Com o tema “Paremos a Homofobia”, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sedia, nesta quinta-feira (17), o seminário alusivo ao Dia Internacional de Combate à Homofobia, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A inscrição é gratuita, e os participantes podem doar um quilo de alimento não perecível, que será doado a entidades assistenciais. As atividades são realizadas, a partir das 8h30, no Auditório I do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

A programação consiste em cine debate, apresentações culturais e mesa de diálogo com o tema “Percursos e percalços da Homofobia, Lesbofobia, Transfobia e Biofobia no contexto Mato-grossense”, com o professor Dánie Marcelo de Jesus, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) entre os palestrantes.

Também participam do debate a professora Adriana Sales, da Superintendência de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação da Seduc, secretária para Assuntos Internacionais da Associação Nacional Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e secretária de Educação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

O coordenador da Diversidade Educacional da Seduc, Admilson Mário de Assunção, também será um dos palestrantes. Ele lembra que o Brasil é o primeiro do ranking no quesito de execução de população LGBT no mundo.

“Uma triste e cruel realidade da violência homofóbica no Brasil, que precisa ser mudada. Isso se dará por meio da educação, acolhimento e proteção pelas famílias, ensinando crianças e adolescentes a respeitar a diversidade e a não praticar bullying, promovendo debates e campanhas”, enfatiza.

O secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Edinaldo Gomes de Sousa, a secretaria orienta as escolas por meio de documentação legal – Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), orientação curricular nacional, e orientação do Estado de Mato Grosso para a diversidade educacional.“Temos uma política ímpar em relação à diversidade educacional, pois isso, Mato Grosso avança no quesito de orientação curricular, levando a educação a sério na qualidade de ensino”, frisa.

Com informações da Seduc-MT