UFOB – Alunos do Campus de Bom Jesus da Lapa constroem avião

WhatsApp Image 2019-04-03 at 15.32.13

“Voar, voar, subir, subir…”:os versos da conhecida música bem que poderiam ilustrar o objetivo dos alunos da Universidade Federal do Oeste da Bahia(UFOB), Campus Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa que formam a equipe AeroChico. Pela primeira vez, eles irão participar da 21º edição da competição SAE Brasil AeroDesign, entre 24 e 27 de outubro, em São José dos Campos(SP). A meta é que o avião que eles vão construir com o projeto final, seja de chapa de aço, e voe com o máximo de peso possível dentro da competição.

De acordo o Diretor do Campus, Antônio Oliveira de Souza, para  o desenvolvimento do projeto, os alunos têm apoio da universidade, com auxílio de infraestrutura de laboratórios, e o restante do orçamento para a construção da aeronave vem a partir de parcerias com empresários da região.

Antônio  destaca que já foi  concluída a construção da primeira aeronave de testes e a instituição está em busca de novos patrocinadores para viabilizar a construção do protótipo final que será utilizado na competição deste ano. E que o primeiro avião  construída pelos alunos já tem tanque de combustível,  todo o sistema de  comunicação via rádio, que será controlado por um controle remoto.

O avião não foi testado em Bom Jesus da Lapa  porque no município não  tem um espaço adequado, e por esse motivo, o primeiro teste  será realizado na cidade de Guanambi.WhatsApp Image 2019-04-03 at 15.33.41

Competição
A equipe, formada por 11  alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica vai disputar com cerca de 95 equipes o título da competição. As três melhores irão pra os Estados Unidos na competição internacional.
O grande desafios dos alunos, que conta com a orientação dos professores Filipi Marques de Souza, Miguel, Miguel Ângelo de Oliveira Shaw, é construir o avião baseado em alguns conhecimentos extraclasse, já que a universidade não tem curso de Engenharia Aeronáutica.

A equipe tem que fazer o protótipo, depois um modelo final que é testado e deve ter o voo filmado.  No local da competição o voo deve ser executado novamente e será avaliado por uma comissão de juízes da área.

A competição é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, que tem como principal objetivo a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do projeto SAE AeroDesign, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, como a concepção, o projeto detalhado, a construção e os testes.