UFOB – Dia da Consciência Negra tem programação repleta de atividades 

Atividades reflexivas sobre cultura afro-brasileira e preconceito racial integram a programação do evento em homenagem ao dia da Consciência Negra, que acontece na terça-feira (20), no Centro Multidisciplinar da UFOB em Luís Eduardo Magalhães.

O evento inicia a partir das 8h, com exposição de fotos e frases: “O preconceito por quem sente na pele”. A cerimônia de abertura oficial acontece às 8h30, com a presença do professor Raphael Contelli e da coordenadora do evento, professora Maria Felícia Romeiro.

Às 9h começa a palestra “Reflexões sobre racismo no Brasil em uma perspectiva histórica”, ministrada pela professora Vanessa Magalhães. Para finalizar as atividades da manhã, acontecerá a oficina de estética Afro: “Cabelos e reafirmação identitária”, realizada pelas estudantes do curso de Engenharia de Produção, Sirley Vieira e Kadma Alves.

Já no período da tarde, a partir das 13h30, o estudante angolano de Engenharia de Produção, Venâncio Ndunduma Zagi, ministrará a palestra “Conheça Angola e sua história”. Em seguida, haverá performance de dança Afro “Minha beleza negra”, do coreógrafo Willian Bonni e dançarinas Naiara Souza, Ellen de Jesus, Gisele Tauani e Grasielle Stefany. Após a apresentação, será exibido o filme “Estrelas além do tempo”, que narra a história de três cientistas negras que trabalharam na NASA na década de 60, seguido de debate com os professores Felipe da Silva e Peterson Silva.

O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.