UFOB – Pesquisa irá analisar saúde dos estudantes

A vida universitária é cheia de responsabilidades. Leituras diárias, trabalhos a fazer, seminários a participar e provas para estudar. Nessa correria, nem sempre sobra tempo para outras atividades, como é desejado pelos estudantes. Não à toa, é cada vez mais comum o aparecimento de problemas de saúde. Pensando em obter um levantamento da situação da saúde dos ufobianos ao longo da graduação, um grupo de professores realizará a pesquisa “O Estudo de Saúde do Universitário (ESU)”, com início neste mês e término previsto para dezembro de 2025. 

Na investigação, serão avaliados fatores como alimentação; atividade física; avaliação nutricional; segurança alimentar; qualidade de vida e sono; consumo de substancias psicoativas; problemas musculoesqueléticos e sintomas de ansiedade e depressão.  O estudo contribuirá para mapear riscos e desfechos prevalentes nos estudantes, auxiliando na orientação e na promoção de políticas institucionais de prevenção, promoção e cuidado com a saúde.

A adesão é voluntária, e os estudantes que desejem participar deverão responder inicialmente um questionário eletrônico, que será enviado por e-mail. Nele, serão coletadas informações sociodemográficas e de estilo de vida. Noutra etapa, presencialmente, serão convocados pela equipe para realizar aferição de peso, estatura, pressão arterial e composição corporal. O estudo seguirá recomendações éticas. 

Coordenada pelo professor Marcos Pereira, a pesquisa envolve uma equipe de professores e profissionais de diferentes áreas: Bruno Klecius (Psicólogo); Daiene Rosa (Nutricionista); Danielle Guimarães (Nutricionista); Ítalo Aleluia (Fisioterapeuta); Maria Lidiany (Psicóloga); Marcio Kawano (Fisioterapeuta);  Mússio Pirajá (Farmacêutico) e Samara Trindade (Nutricionista).

Mais informações podem ser obtidas no e-mail saudedouniversitario@ufob.edu.br