UFOB – PET-Saúde seleciona bolsistas e voluntários

Os estudantes dos cursos de Farmácia, Medicina e Nutrição da UFOB têm uma ótima oportunidade de ampliar a vivência no Sistema Único de Saúde. Estão abertas as inscrições do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde. São vinte e quatro vagas (doze para bolsistas e doze para voluntários).

Para participar, é necessário ter disponibilidade mínima de oito horas semanais; estar devidamente matriculado nos cursos da área de Saúde da UFOB; terhabilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade: internet, e-mails, fóruns, chats; e enviar o formulário de inscrição (anexo I) do Edital, com carta de intenção (anexo II), comprovante de matrícula, histórico escolar e currículo atualizado para o e-mail petsaudeinterprof@ufob.edu.br até as 17h da segunda-feira (26).  A seleção terá duas etapas: análise da carta de intenção e do currículo e entrevista. Os escolhidos como bolsistas receberão um auxílio financeiro de R$ 400.  O resultado final será divulgado em 6 de dezembro.

O Programa terá duração de dois anos, com atividades na atenção primária à saúde no SUS. Bolsistas e voluntários serão acompanhados por tutores acadêmicos e por preceptores-trabalhadores do SUS, que deverão atuar como potencializadores das ações de integração ensino-serviço-comunidade no território. Dessa forma, o PET-Saúde contribui para fortalecer o movimento de mudança da formação de graduação em saúde, aproximando-a do SUS.

Saiba mais sobre o processo seletivo no Edital.

O PET Saúde

É um programa dos Ministérios da Saúde e Educação, destinado a viabilizar o aperfeiçoamento e a especialização em serviços de saúde. Também possibilita a iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos, respectivamente, aos profissionais e estudantes da área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS.