UFOP divulga ações de conscientização sobre a relação entre estudantes e o consumo de álcool e outras drogas

Na próxima quinta-feira, dia 31 de janeiro de 2013, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) divulga, em coletiva de imprensa marcada para 10h no prédio da Reitoria, um conjunto de ações de avaliação e conscientização para promover a reflexão quanto à relação do uso de álcool e outras drogas pelos estudantes da Universidade. As ações foram desenvolvidas a partir da mobilização da comunidade acadêmica, intensificadas após a morte de dois estudantes da UFOP.

Para efetivar as propostas, a Administração Superior, com o apoio da Pró-reitoria de Administração (Proad) e da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), reforçou discussões e atividades na Universidade a partir de quatro pontos essenciais: entendimento das circunstâncias das mortes, alterações nos estatutos e regras internas da UFOP e das repúblicas, mobilização de pais e alunos, e realização de uma campanha permanente de conscientização, com início previsto para o Carnaval 2013.

Sindicância

Um dos passos determinantes foi dado em 3 de dezembro de 2012, com a instauração da Comissão de Sindicância, criada a fim de apurar os fatos relacionados à morte do estudante Pedro Silva Vieira, aluno do curso de Química Industrial, ocorrida nas dependências da República Federal Saudade da Mamãe, na madrugada do dia 30 de novembro de 2012.

O reitor da UFOP, prof. João Luiz Martins, reuniu-se em mais de uma ocasião com representantes da Associação de Moradores de Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop) e da Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (Arrop) – composta pelas repúblicas particulares da cidade -, para discutir as questões relacionadas ao convívio dentro das moradias estudantis.

Mudanças na legislação

A partir de encontros de discussão e do trabalho da comissão de sindicância, a administração da Universidade alterou o estatuto da UFOP a fim de ampliar o leque de atuação da Instituição em casos de violência entre membros da comunidade universitária, mesmo quando ocorridos fora do ambiente acadêmico.

Mobilização

Em uma iniciativa pioneira e inovadora, está em composição um Conselho Consultivo Permanente composto por pais e responsáveis por alunos da UFOP. Mesmo com o quadro de alunos composto, quase em sua totalidade, por maiores de 18 anos, o objetivo é atuar na educação e conscientização dos jovens quanto à realidade que eles constroem no processo de amadurecimento e desenvolvimento de suas liberdades, direitos e deveres.

Essa mobilização é reforçada por um maior engajamento dos representantes da Refop e da Arrop na revisão dos Estatutos das Repúblicas e das práticas de seleção de novos moradores que possam ser consideradas nocivas ao convívio estudantil. Assim, a proposta é que os grupos trabalhem articulados, interferindo, entre outras questões, em uma seleção mais humanizada e no melhor uso das repúblicas como equipamento de permanência estudantil.

Ação e conscientização

O conjunto de ações promovido pela Universidade conta ainda com um reforço institucional na campanha de conscientização permanente intitulada “Avalie seu consumo”. Com o propósito de trazer a reflexão sobre os abusos e consequências do uso de álcool e outras drogas de maneira lúdica e provocativa, a campanha é parte das ações realizadas pela Universidade com o objetivo de discutir e promover mudanças no padrão do consumo de drogas lícitas e ilícitas na região.

 

Mais informações sobre as ações e a campanha serão divulgadas durante a coletiva de imprensa.

 

SERVIÇO:

Coletiva de imprensa: Divulgação de ações acerca do consumo de álcool e outras drogas

Data: 31 de janeiro de 2013, quinta-feira

Hora: 10h

Local: Reitoria da UFOP, Rua Diogo de Vasconcelos, 122, Pilar. Ouro Preto – MG.

 

 

TRANSPORTE:

 

A UFOP irá disponibilizar um carro para trazer jornalistas de Belo Horizonte para Ouro Preto, com saída prevista às 8h de quinta-feira, na casa de Belo Horizonte, situada à Rua Bernardo Guimarães, 1322, Lourdes.

 

Confirme sua presença pelo e-mail aci@ufop.br ou pelo telefone (31) 3559-1222.

 

 

Feel Sensual in Silk Nightwear
free games online Harajuku is a district in Tokyo

Top 15 USA Beers Which Will Knock You Off
games online booked device renovation

Fab Fendi B Bag Surely Brightening Up Your Autumn Outfit
cheap flights apparel event treat back pack inspiring ideas

have Accessory for Your Trip
forever21 It was the cloche that was responsible for the haughty period stance

6 Technically Oversold Stocks With Strong Bullish Reversal Potential
onlinegames Maui Toys of Youngstown

Quit Making New Year’s Resolutions
jeux how to create a tv program technique

shoes made right here in metro Atlanta
kleider I hate wearing chinos

Design Trends of the 1940
ballkleider but they could be a little more match y