Ufop realiza várias inaugurações     

As solenidades aconteceram no campus Morro do Cruzeiro, com o lançamento da Pedra Fundamental da Construção do Parque Laboratorial do Instituto Tecnológico Vale (ITV), a inauguração do prédio do Centro Tecnológico de Geotecnia Aplicada e do novo prédio do Departamento de Engenharia de Minas (Demin). Além disso, houve a assinatura de um Protocolo de Intenções entre a Universidade e a empresa Samarco Mineração.

O prédio do ITV será de uso compartilhado e vai permitir aos pesquisadores contratados pelo instituto e pela Universidade desenvolverem pesquisas na área mineral previstas para os próximos anos. Segundo representantes da empresa Vale, o prédio é uma associação sem fins lucrativos, que une pesquisa, ensino e empreendedorismo para pensar a mineração de forma inovadora e estratégica. O instituto tem entre seus objetivos a produção de pesquisas científicas e o desenvolvimento econômico de base tecnológica, além da geração e difusão de novos conteúdos voltados para o desenvolvimento sustentável e à cadeia de mineração do futuro. O Centro Tecnológico de Geotecnia Aplicada, por sua vez, comporta onze laboratórios que dão suporte às pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores e alunos do mestrado e do doutorado em Geotecnia da Escola de Minas (EM).

O Reitor Marcone Jamilson Freitas Souza destaca que todas essas conquistas é uma forma de intensificar parcerias de longa data já existentes com essas empresas. E, ao mesmo tempo, sinalizar a importância de estabelecer outras direções em busca de apoio ao desenvolvimento das atividades de aproximação mais efetiva com o setor produtivo. “Não sobrevivemos nem sobreviveremos unicamente com o financiamento público”, assinala. O ITV terá um investimento de R$ 4 milhões na estrutura, a ser instalada em terreno de 680 metros quadrados. Os investimentos reforçam a posição de Ouro Preto como polo de alta tecnologia do setor mineral. Já para o Centro de Geotecnica Aplicada, a Vale contribuiu com investimentos da ordem de R$ 2,8 milhões para a construção.

 

 

Comunicação UFOP

Foto: UFOP