UFOP fortalece convênios com universidades do exterior

UFOP fortalece convênios com universidades do exterior

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no período de 25 de setembro a 1 de outubro, realizou uma missão institucional às universidades do Porto (Portugal), de Salamanca (Espanha) e de Palermo (Itália), com o objetivo de fortalecer as parcerias no exterior.

Devido a essa missão institucional ampliou-se o número de vagas de intercâmbio para as engenharias, incluindo os cursos de João Monlevade, e Sistemas de Informação, na Universidade do Porto. Além disso, foram criadas parcerias para os esportes e avançou-se na construção de um convênio para a área da saúde.

Na Universidade de Salamanca, houve a discussão da organização de um evento em Ouro Preto para planejar uma maior cooperação recíproca. A universidade espanhola receberá dois estudantes (geologia  e letras) durante um ano com todas as despesas pagas. Além disso, a instituição disponibilizará vagas ilimitadas para receber alunos que se comprometam a custear as próprias despesas. Combinou-se também a vinda de um professor para permanecer um semestre junto ao Mestrado de Letras.

Outra construção de parcerias é com a Universidade de Palermo, onde alunos e professores de Direito poderão aplicar-se ao doutorado. Na instituição italiana ainda foram asseguradas vagas para estudantes em todas as esferas do conhecimento, sem falar no acordo para cooperações nas áreas de controle e automação, sistemas integrados e engenharias, e na certeza de que o campo da saúde se figura como uma das prioridades para a construção de acordos entre as duas universidades.

Compartilhar