UFOP – Fórum das Artes em Ouro Preto propõe reflexões acerca do Patrimônio Cultural

Seminário “Corpo e Patrimônio Cultural” será realizado nos dias 17,18 e 19 de julho. Programação integra o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2014

A fim de pensar os processos de aprendizagem, transmissão e preservação de práticas e saberes do patrimônio, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana promove o seminário “Corpo e Patrimônio Cultural”, dentro do Fórum das Artes. O seminário será realizado nos dias 17, 18 e 19 de julho, em Ouro Preto, em uma ação parceira com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento: www.festivaldeinverno.ufop.br.

Aberto a todos os públicos, as ações pretendem ampliar a visão dos participantes em torno do tema deste ano – Entrecorpos – sob a perspectiva do patrimônio. Compõem a mesa Leda Maria Martins da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jeferson Alves de Oliveira, representante do  Jongo do Sudeste, Nilcemar Nogueira do Centro Cultural Cartola e Izabela Maria Tamaso da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do Comitê de Patrimônios e Museus ABA.

O Iphan é responsável pela Curadoria de Patrimônio do Festival, por meio da Casa de Patrimônio de Ouro Preto (Casa da Baronesa).  A curadora Simone Monteiro Fernandes destaca a proposta do seminário. “Estamos preparando o seminário como um ciclo de debates dedicado a refletir sobre as relações entre expressão artística, técnicas corporais, práticas rituais e gênero nas culturas populares, circunscrevendo tal universo que é amplo e heterogêneo, tendo as manifestações culturais registradas pelo Iphan como formas de expressão”.

Ainda há vagas em oficinas do Festival

As oficinas do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014 possibilitam o contato com as diversas formas do fazer artístico, para iniciantes ou pessoas que já tenham experiência nessas áreas. A maior parte das oficinas tem a cobrança de uma taxa simbólica, de R$25,00. A confirmação da reserva da vaga somente é efetivada com a quitação do boleto gerado no ato da inscrição.

Os moradores de Ouro Preto, Mariana e estudantes da UFOP podem pedir a isenção dessa taxa, anexando ao boleto uma cópia do comprovante de residência ou de um documento que comprove o recebimento de auxílio estudantil pela Universidade. Até 50% das vagas de cada oficina serão gratuitas e destinadas a esse público.Para as oficinas da curadoria de Artes Cênicas existe um processo de seleção, atendendo aos critérios de pré-requisitos estabelecidos pelos responsáveis. As pessoas que forem aprovadas receberão o retorno da análise de seu perfil e o boleto por e-mail.

A programação completa está disponível no site do evento www.festivaldeinverno.ufop.br. Essa é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), das Prefeituras de Ouro Preto e Mariana e da Fundação Educativa Ouro Preto (Feop). O Festival conta com o patrocínio de Vale, Gerdau, Cemig, Oi e Samarco, por meio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Comunicação UFOP

How to Draw a Fashion Sketch
free games online so can’t wait to get some insight

Pandora Jewelry and Jewelry Charms
games online and another 11 years passed without incident

The Benefits of Plus Size Clothing
cheap flights in clothing moved to the sleeves

Best way to get designer shoes
free online games companies are in fashion past most popular pay submit

Food and Fashion with DuJour
jeu gratuit If MW management wants to blame macroeconomic factors

How to Dress Better for Women
kleider and inside the pages of Vogue and other magazines

Holiday highlight for the blowout beauty
ballkleider was intended to act primarily as a rest stop for traveling clergy

A Guide to Buying the Perfect Tuxedo
cool math games before you start walking in your MBT Shoes