UFOP – Promove mobilidade de TAs com a Universidade do Algarve – Portugal

A Universidade Federal de Ouro Preto, pela primeira vez, abriu edital para seleção de propostas, elaboradas por servidores técnico-administrativos, para realização de mobilidade internacional junto a Universidade do Algarve, em Portugal.

Foram selecionadas 3 propostas, de diferentes setores adiministrativos da Universidade, e a previsão de viagem é para Setembro de 2016, com duração de 3 meses.

Segundo o Coordenador de Assuntos Internacionais da UFOP, Professor Carlos Magno de Souza Paiva, esse projeto se desenvolveu em parceria com a Coordenaria de Gestão de Pessoas da UFOP e o Escritório de Relações Internacionais da UAlg e a seleção se pautou nos melhores planos de trabalho para o período de mobilidade, além de avaliar o ganho institucional previsto em cada uma das candidaturas.

O processo de internacionalização de uma Universidade deve passar por todos os seguimentos que atuam acadêmica e administrativamente em sua estrutura. Muito se pensa em ações voltadas para pesquisadores e alunos mas as iniciativas devem ser integradas a abranger a comunidade como um todo, caso o se busque seja um efetivo ambiente internacionalizado, afirma o Professor Magno.

A expectativa é que esse projeto se mantenha e que no próximo ano outras Universidades estrangeiras sejam envolvidas tanto no acolhimento como no envio de TAs para mobilidade internacional com a UFOP.

ASCOM – Universidade Federal de Ouro Preto