UFOP realiza ação de combate à doença

A campanha foi iniciada hoje (24) no Departamento de Geologia (DEGEO) pelo Programa Mais Saúde, atendendo professores, técnicos administrativos e demais prestadores de serviços da UFOP. Foram realizadas aferições de pressão arterial e glicemia capilar, além de procedimentos de antropometria. Estima-se que cerca de 50 pessoas foram atendidas.

O Mais Saúde realiza atendimento em setores dos campi durante todo o ano. Entretanto, nos meses de outubro e novembro, o foco passa a ser a prevenção do câncer de mama, com o Outubro Rosa, e do diabetes, no Novembro Azul. O Campus Aberto, realizado no último sábado (20), teve o Outubro Rosa como tema principal.

A coordenadora do Mais Saúde, Rosana Gonçalves, destaca que as ações são importantes para esclarecer dúvidas quanto às causas e ao tratamento do diabetes. “O Programa Mais Saúde é itinerante, dando a liberdade para escolher quais exames irão fazer e, se detectada alguma irregularidade, tentamos buscar o agendamento de uma consulta para todos, seja terceirizado ou efetivo da Universidade. O mais importante é a prevenção”, ressalta.

Para João Eduardo, 30, técnico de laboratório no DEGEO, a ação é relevante, pois auxilia pessoas que, como ele, possuem histórico de diabetes na família, mas não se consultam com médicos regularmente: “Bacana dar uma olhada. Minha família é cheia de problemas com a doença e pressão alta. Não me consulto sempre, mas acho importante ir”.

Foram dadas, ainda, recomendações sobre uso correto de remédios e interações entre medicamentos, alimentos e plantas medicinais. Os atendentes também orientaram as pessoas sobre alimentação e atividade física —tratamento não farmacológico do diabetes. 

As próximas ações acontecerão no Restaurante Universitário do Morro do Cruzeiro, na Escola de Minas e no Centro de Saúde, ainda sem datas marcadas.

NOVEMBRO AZUL – O mês de novembro é marcado pela campanha de prevenção ao câncer de próstata e pelo Dia Mundial do Diabetes (14). A cor azul é usada para ambas as campanhas em todo o mundo, mas é importante lembrar que os métodos de prevenção são distintos.