UFOP recebe presidente da Andifes para falar sobre autonomia universitária

O evento é nesta sexta (11) e é aberto a toda a comunidade

Para manter aberto o debate sobre a situação das universidades públicas brasileiras frente a bloqueios orçamentários e outras questões que dizem respeito à autonomia universitária, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) lança o projeto “Diálogos Emergentes – A Universidade Pública em Debate”.

O primeiro convidado é o presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, que traz uma palestra com o tema “os rumos da universidade pública brasileira”.

O evento é na próxima sexta (11), a partir das 9h30, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto. A entrada é gratuita e toda a comunidade acadêmica e da região é convidada a participar.

CONTRIBUIÇÃO – Em um artigo publicado em agosto, o reitor destaca que as instituições de ensino superior têm um importante papel a contribuir para a sociedade. “A universidade mal cumpriu seu arco; não esgotou sequer suas promessas de expansão e inclusão; tampouco estendeu sua excelência por todos os rincões, nem pôde beneficiar-se da imensa riqueza cultural que se dispõe fora dela. Em suma, a universidade está em processo de fazer-se e de responder a demandas oriundas de seu próprio tecido, que são mesmo de nosso povo, em desenvolvimento científico, tecnológico e social”. Confira o texto completo: http://bit.ly/2ojAdJw

O CONVIDADO – O professor João Carlos Salles é licenciado em Filosofia e mestre em Ciências Sociais pela Ufba, além de ser doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor titular do Departamento de Filosofia da Ufba, onde ocupa o cargo de reitor desde 2014. Em julho de 2019, assumiu a presidência da Andifes.

DIÁLOGOS – O projeto “Diálogos Emergentes – A Universidade Pública em Debate”, referendado na Assembleia Universitária realizada no último dia 2,  tem como proposta trazer para a UFOP um convidado diferente a cada mês para debater questões referentes à sobrevivência da universidade pública no país. Essa é a primeira edição da iniciativa.