UFOP sedia evento da Associação Nacional de Pós-Graduandos

Com o tema “A pesquisa no país e os direitos dos pós-graduandos”, representantes de associações de pós-graduandos pretendem alterar o estatuto da entidade e construir um documento de direitos

Com o objetivo de formatar um instrumento legal a ser encaminhado ao Congresso Nacional, a partir de debates sobre a realidade dos pós-graduandos do país, a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) se reúne em Ouro Preto, MG, entre os dias 25 e 27 de outubro. A programação do evento é composta por mesas e grupos de discussão nos dois primeiros dias e, no domingo, 27, será realizada a plenária para redação da minuta de projeto de lei que pretende garantir direitos (como previdência e férias, atreladas ao contrato de bolsas).

A organização tem a expectativa de receber de 150 a 200 participantes, representantes das Associações dos Pós-graduandos de Universidades brasileiras. De acordo com a tesoureira da ANPG, Tamara Naiz da Silva, que também é mestranda em História Econômica pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o número é representativo e tende a ampliar o debate para as Instituições após o evento.

“Queremos tratar dos direitos dos pós-graduandos, como o acesso à assistência estudantil, por exemplo, que não é uma realidade na maioria das Universidades”, destaca Tamara. Na UFOP, alunos de mestrado e doutorado que não recebem bolsa podem se candidatar à assistência estudantil na Universidade. Por este motivo, o Pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Rafael Magdalena, fará parte da mesa que discutirá o assunto. Uma atualização do Estatuto da ANPG também está prevista. A intenção é adequar o instrumento às novas regras impostas pelo Código Civil e tornar a gestão mais ágil e democrática.

PROFISSÃO CIENTISTA – O debate acerca dos direitos de pesquisadores pós-graduandos ganhou relevância no cenário nacional recentemente, motivando o Deputado Glauber Braga (PSB-RJ) a promover um seminário para debater uma proposta de profissionalização do cientista. Ele é um dos convidados do 39º CONAP e será pautado pelos pós-graduandos acerca de direitos necessários para garantir a boa realização de suas pesquisas. Além disso, a ANPG quer ampliar o diálogo junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) a fim de incentivar um plano de reestruturação e expansão de cursos de mestrado e doutorado em todo o território nacional.

“Acreditamos que esta discussão é essencial para o entendimento da característica híbrida dos pós-graduandos, que são estudantes, mas também são profissionais gabaritados e especializados”, defende a Presidente da ANPG, Luana Bonone, mestranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Segundo ela, o debate sobre os direitos dos pós-graduandos é antigo e permanente, mas ganha novo fôlego a partir da elaboração de uma proposta que pode vir a garantir melhores condições legais de trabalho e pesquisa.

Verônica Soares da Costa – Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)

 

Holiday Salon Black Friday Specials
free games online They make the skin around your eyes look firmer

Kate Spade handbags are funky
games online or it may be referred to as a

Where Can You Find the Replica Rolex Watches
vintage wedding dresses With a great new feel at Lincoln Center rather than Bryant Park

Add Fashion to Your Room
cheapest flights eric karros properly with high for an endeavor available on fashion’s mvp honour

How To Stop The Divorce
onlinegames 10 Things Not to Steal From Your Tween’s Closet

How to Make a Coat
jeux just smile graciously and keep going about your business

Fashion Handbags Make Perfect Holidays
miniclip Before going out to shop for new clothes and accessories

Unique Ideas for Kids Halloween Costume
ballkleider allowing brides to print invites or other matching cards