UFOP – TV universitária apresenta divulgação científica para público jovem

O programa “Mutatis Mutandis: à procura do saber”, que já é produzido em formato de podcast, agora ganha uma nova versão: uma série televisiva que registra e difunde importantes pesquisas e projetos, das diversas áreas do saber, desenvolvidos por alunos, técnicos e professores da UFOP. Com foco no público jovem, a série propõe um formato dinâmico, descolado e atrativo de apresentar a ciência e a tecnologia.

A série é produzida pela TV UFOP e faz parte do projeto de pesquisa “Ciência e audiovisual: uma parceria para a popularização do conhecimento”, coordenado pelo professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) Adriano Medeiros. O projeto investiga as potencialidades da linguagem audiovisual para a divulgação científica. Neste sentido, também contempla processos criativos em formato transmídia.

Para Adriano, a série televisiva é extremamente simbólica não somente para a UFOP, mas para a universidade pública brasileira. “Mesmo com todos os retrocessos no campo da educação, evidenciamos o papel fundamental da ciência e do conhecimento produzidos por pesquisadores das nossas instituições públicas de ensino superior”.