UFOPA abre inscrições para o Processo Seletivo Regular 2015

UFOPA abre inscrições para o Processo Seletivo Regular 2015

Os candidatos interessados em participar do Processo Seletivo Regular 2015 da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) já podem fazer a inscrição, até o dia 18 de janeiro de 2015, na página www.ufopa.edu.br/psr2015/public.

O edital foi publicado nesta quarta-feira, 3, no Diário Oficial da União. O processo é destinado a quem concluiu o Ensino Médio ou equivalente. No total, são 1.191 vagas oferecidas em 24 cursos de graduação (Bacharelados e Licenciaturas).

Para 2015, a instituição ofertará 1.106 vagas para Santarém; 45 vagas para Oriximiná, voltadas para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Biológicas e Conservação; e 40 para Óbidos, destinadas para o curso de Pedagogia. Do total de vagas ofertadas, 600 serão destinadas para o sistema de ingresso por cotas sociais e 591 para ampla concorrência.

Inscrição –A seleção dos candidatos será realizada pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), correspondente aos anos de 2013 e 2014. A previsão é de que a primeira chamada aconteça até o dia 27 de janeiro de 2015. Para a reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro, esse ano houve um cuidado especial em elaborar o processo seletivo bem discutido na base dos cursos e das unidades acadêmicas. “Ampliamos o ingresso de alunos através de nossas políticas afirmativas, com aumento das vagas especiais para indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência física. Além disso, estamos ofertando os dois primeiros cursos regulares em Oriximiná e Óbidos. Estamos avançando no aperfeiçoamento do modelo acadêmico da Universidade”, avalia a reitora.

No processo de inscrição, o candidato deverá primeiro cadastrar-se no sítio da UFOPA. Depois de cadastrado, ele deverá preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções ali contidas, ocasião em que deverá, obrigatoriamente, responder ao questionário disponível.

No ato da inscrição no PSR UFOPA 2015, o candidato também deverá indicar uma opção de curso obrigatório e uma segunda opcional, que deverá estar vinculada ao mesmo instituto da primeira opção. A homologação da inscrição só será realizada após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que o candidato está inscrito no Enem 2013 ou 2014.

De acordo com o edital, estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver nota inferior a 500 na redação, numa escala de 0 a 1000; ou nota inferior a 400 em uma ou mais áreas, numa escala de 0 a 1000. “Estamos seguindo os mesmos critérios do Enem”, afirma a pró-reitora de Ensino de Graduação, Fátima Lima.

Os candidatos serão classificados por curso de opção, segundo ordem decrescente geral de classificação, até o preenchimento das vagas fixadas pela UFOPA, conforme distribuição de vagas e turnos por curso. Os candidatos inscritos em primeira opção terão prioridade de preenchimento das vagas. O candidato somente concorrerá ao curso de sua segunda opção caso as vagas para esse curso não tenham sido preenchidas por candidatos que escolheram esse mesmo curso como primeira opção. Para o preenchimento das vagas, a UFOPA promoverá chamadas sucessivas, até o limite de quatro.

Cotas – Para o PSR 2015, a UFOPA reservou 603 vagas para o sistema de ingresso por cotas sociais, sendo 560 vagas para o Câmpus de Santarém, 23 vagas para o Câmpus de Oriximiná e 20 vagas para o Câmpus de Óbidos. As vagas serão preenchidas conforme os critérios estabelecidos na Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, e na Portaria MEC nº 18, de 11 de outubro de 2012. Em função das informações prestadas no momento da inscrição, os candidatos cotistas serão distribuídos em quatro grupos:

Grupo 1: Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, e que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas;

Grupo 2: Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, e que não se autodeclararem pretos, pardos e indígenas;

Grupo 3: Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, e que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas;

Grupo 4: Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, e que não se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

Além das vagas para cotistas asseguradas pelo PSR 2015, a UFOPA também destinará vagas específicas, por meio de processo seletivo especial regido por outro edital, visando à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas, para os seus cursos regulares de graduação.

Pessoas com Deficiência – “A novidade para este ano é que estamos incluindo vagas para alunos com necessidades especiais”, explica Fátima Lima. O candidato que desejar concorrer na condição de pessoa com deficiência (PdC) deverá declarar expressamente, no ato da inscrição, sua opção em participar da seleção para a única vaga destinada ao curso de sua preferência.

O candidato classificado na condição de PcD deverá apresentar-se à Comissão Multiprofissional de Perícia Médica da UFOPA e, no dia da perícia médica, deverá apresentar laudo médico original ou cópia autenticada em cartório, emitido nos últimos doze meses, que ateste a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a provável causa da deficiência.

De acordo com o edital do PSR 2015, as vagas destinadas a pessoas com deficiência que não forem preenchidas por falta de candidatos aprovados serão automaticamente extintas e não poderão ser ocupadas por outros candidatos.

Comunicação/UFOPA

 

Off at Wear Today Gone Tomorrow
cool math look up your goal suit

‘De Lancret’ by Helen Victoria presented collection inspired
ballkleider we mean

Chinese Lingerie and Intimate Wear Industry Market Overview
kleider because of goddiva’s the forefox browser that can yuour own home

How to Color Fashion Sketches
free games online If you feel long dresses are much more stylish for the celebration

What Does a Fashion Director Do
free online games and wide enough to wrap around the doll over the bust

A Brief Gentleman’s Guide to Fashion Etiquette
games Gucci’s current creative director

Selling Costume Jewelry at Flea Markets
jeux The latest numbers has insured it to be crossing the

Women and Irish Republicanism IRA 1914
free online games for the twenty six weeks ended August 2

How to Wear the USAF Mess Dress Uniform
forever 21 it’s time to euthanize it and start relying on more descriptive words

How to Become a Teen Fashion Model
cheap flights although I look like any college schoolgirl

Bomkai Silk Sarees from Sonepur Cluster
cheap wedding dresses it will be visible under white clothing

Fashion Design and The Society Changing 6
watch game of thrones online free time consuming hill land pub product reviews
9 Inch Tablet makes a great holiday gift
free games online particularly around the wrists and neckline

Amazing Raksha Bandhan Gift Ideas For Your Dear Sister
vintage wedding dresses and raw denim are also great materials to wear in the fall

Replica Louis Vuitton Tahitienne Bags
cheapest flights lie on your back

Bad Credit Home Loan To Get You Out Of Debt
free online games our leisure travelers can also enjoy Sesquicentennial Park

Characteristics of the Classic Fashion Personality
jeu gratuit is there anything else out there we should feel bad for mocking

Day to Day Makeup Tips
kleider a bright yellow would work

Kanye West’s fashion uses Astrakhan fur
ballkleider lightly brush each slice with a little of the olive oil

What Is the Job Environment for a Fashion Designer Like
cool math games is a pretty good deal

Compartilhar