Ufopa assina acordo de cooperação com Universidade do Suriname

Promover a cooperação técnica e científica internacional e interuniversitária por meio de intercâmbio de professores, pesquisadores, alunos e pessoal técnico, com execução de projetos de interesse comum e realização de cursos, conferências e seminários. Este é o principal objetivo do termo de cooperação científica assinado na terça-feira, 18/4, entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Anton de Kom Universiteit van Suriname (Adekus), da República do Suriname.

O documento foi assinado em Belém, pelos reitores Raimunda Nonata Monteiro (Ufopa) e Jack Kenneth Menke (Adekus). Pela cooperação, as universidades acordaram em comunicar os resultados de suas experiências pedagógicas; informar-se mutuamente acerca de congressos, colóquios, reuniões científicas e seminários realizados por cada instituição e intercambiar publicações e documentos resultantes desses eventos; apoiar, dentro de suas possibilidades, o intercâmbio de professores, seja com fins de docência ou de pesquisa; receber estudantes da outra instituição, dentre outros compromissos.

As assessorias de relações internacionais de cada instituição vão dar apoio aos estudantes no processo acadêmico. Anualmente, será elaborado um plano de trabalho com o objetivo de estabelecer atividades concretas da cooperação. O assessor de Relações Nacionais e Internacionais da Ufopa, professor Lauro Barata, esteve presente durante a assinatura do documento.

De acordo com a reitora Raimunda Monteiro, “essa cooperação é valiosíssima para a política de internacionalização da Ufopa porque damos um passo na formalização de compromissos de cooperação com uma universidade da região amazônica que compartilha muitas coisas da mesma realidade”. Entre essas realidades, a reitora citou a presença de alunos indígenas e quilombolas nas duas universidades. “A Universidade Federal do Oeste do Pará foi criada como uma das Universidades Nacionais de Integração. Nossa missão é a integração amazônica. Então, o termo de cooperação abre caminho para essa nossa integração e para a mobilidade internacional de estudantes de graduação e pós-graduação”, ressaltou.

No mês de março deste ano, a Ufopa recebeu um grupo de estudantes e professores do curso de Mestrado em Energias Renováveis do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Suriname Anton de Kom. Eles vieram conhecer as iniciativas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de estudo dos mestrandos, dando os passos iniciais para o acordo.

A Universidade do Suriname Anton de Kom é a maior universidade pública do Suriname, país que faz fronteira com o estado do Pará. Entre as principais áreas de interesses na cooperação está a de tecnologia e inovação para o desenvolvimento.