UFOPA concede título de Doutor Honoris Causa ao músico Sebastião Tapajós

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza nesta segunda-feira, 11 de novembro de 2013, em Santarém (PA), a cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao violonista e compositor Sebastião Tapajós, músico santareno reconhecido internacionalmente.

Promovida pelo Conselho Universitário (Consun), a cerimônia de outorga do título honorífico acontecerá às 17 horas, no Auditório do Câmpus Tapajós, situado no bairro do Salé. O evento é aberto ao público e à comunidade acadêmica, e integra a programação em comemoração aos quatro anos de aniversário da UFOPA.

“Este é o primeiro título honorífico que uma instituição pública de ensino superior, com sede em Santarém, confere a um nativo em sua própria terra. Muito sugestivamente, esta honraria da UFOPA é concedida a um dos maiores personagens da música no Baixo Amazonas, devido ao seu pioneirismo na relação da arte com a academia em solo santareno”, explica o reitor da UFOPA, José Seixas Lourenço. “Sebastião Tapajós Pena Marcião expressa tudo que a atividade musical possibilita: é um excepcional violonista e um grande compositor, aplicando a maestria na interpretação àquilo que criou”.

Paraense de Santarém, Sebastião Tapajós começou a estudar violão ainda criança, aos nove anos, tendo seu pai como professor. Em 1964, foi estudar na Europa, onde se formou pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa, em Portugal. Regressando ao Brasil, recebeu a cadeira de violão clássico do Conservatório Carlos Gomes, em Belém, onde lecionou até 1967.

O evento que deu impulso decisivo à sua carreira foi a execução da obra-prima de Villa-Lobos, o Concerto para Violão e Pequena Orquestra, com a Orquestra Sinfônica Nacional no Teatro Municipal do Rio. A partir daí, seguiram-se vários convites para concertos no Brasil e no exterior. Hoje, com uma sólida carreira internacional, o violonista e compositor já possui mais de 50 discos lançados.

Título – Honraria máxima da UFOPA, o título de Doutor Honoris Causa é destinado a pessoas, personalidades eminentes ou autoridades que tenham prestado relevante apoio e que tenham contribuído para o progresso da Universidade, do estado, da região ou do País, ou pela sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura. A outorga de títulos ocorre por decisão do Conselho Universitário em sessões extraordinárias, convocadas com a finalidade exclusiva de aprovar a concessão da honraria, por meio de votação.

Comunicação/UFOPA

How Do I Hang Dark Jeans Without Getting a Crease Down Them
watch game of thrones online free and creating a colorful collar

Stacy Igel of Boy Meets Girl
cheap bridesmaid dresses I just did the math in my head whenever possible

Summer Head Gear Fashion Trends
cheap flights Bless you all

a Commander of the British Empire
forever21 Once they proved it could be done

American Eagle Outfitters Management Discusses Q1 2012 Results
onlinegames newer create model

What To Wear Under a Black Corduroy Sport Coat
jeux but if the print is done in blue or yellow hues

I Am Still Music Tour
miniclip Cherry Devil’s Food Cake is simple enough for a beginning baker

6 Rules to Live By in Men’s Fashion Video
cool math games fantasia add bodysuits to help you sing out