Ufopa debate impacto da Internet no desenvolvimento econômico sustentável

O curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Ufopa promove nos dias 5 e 6 de novembro de 2018, em Santarém (PA), o I Encontro de Gestores: “O Impacto da IoT (Internet das Coisas) no Desenvolvimento Econômico Sustentável”. Destinado aos estudantes de graduação e profissionais da área, o evento será realizado no Auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) e no Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa, situado na Unidade Rondon. As inscrições para o evento são gratuitas e deverão ser realizadas até o dia 4 de novembro pelo site www.even3.com.br/enges.

O evento começa na segunda-feira, 5 de novembro, a partir das 19 horas, no auditório do Iespes, com a palestra “Plano de Internet das Coisas: Mobilização de Atores Institucionais e Oportunidades para o Empreendedorismo Tecnológico”, a ser ministrada pelo analista em ciência e tecnologia Diogo Bezerra Borges, da Secretaria de Políticas Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A palestra abordará temas prioritários, como o Plano de Internet das Coisas; a concepção das plataformas de inovação e a mobilização de atores institucionais; o apoio a projetos pilotos de IoT; e oportunidades para o empreendedorismo tecnológico.

Com MBA em Gestão de Sistemas de Informações e mestrado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC), Diogo Bezerra Borges desenvolve atividades com objetivo de subsidiar as ações do Plano de Internet das Coisas, além de atuar junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no Fórum Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Na terça-feira, 6, o encontro prossegue à tarde, das 14 às 18 horas, com palestra e oficinas na Unidade Amazônia da Ufopa. À noite, a partir das 19 horas, será realizada no auditório do Iespes a mesa-redonda “Como viabilizar uma Plataforma de Inovação na Região?”.

Confira aqui a programação completa.

Histórico – O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) criou, por meio do decreto nº 8.234, de 2 de maio de 2014, a Câmara da Internet das Coisas (Câmara da IoT) que é um fórum multissetorial que reúne representantes do governo, setor produtivo, universidades e centros de pesquisa para discutir temas como privacidade de dados, segurança das informações, tributação, regulação, fomento ao desenvolvimento de soluções e formação de capital humano.

“Com o avanço da tecnologia, os serviços urbanos deverão ser mais eficientes, custos operacionais menores, uso otimizado dos recursos naturais e melhoria significativa na qualidade de vida dos cidadãos, com as chamadas cidades inteligentes”, explica o professor Edair Canuto da Rocha, do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Ufopa, responsável pela organização do evento.

Segundo Edair da Rocha, os ganhos poderão ser percebidos na melhoria das atividades cotidianas, na desburocratização dos serviços públicos, na intensificação das relações comunitárias, na aquisição e construção de conhecimento, na agilidade das transações online (entre pessoas e corporações e entre pessoas e governos), em novas capacitações para o mercado de trabalho e no desenvolvimento social e econômico em geral. “Dessa forma, torna-se indispensável promover na universidade espaços de reflexão que possam instigar discussões sobre o tema, a fim de promover a disseminação dessa tendência nos diversos campos do conhecimento”.

Serviço: I Encontro de Gestores: O Impacto da IoT (Internet das Coisas) no Desenvolvimento Econômico Sustentável

  • Data: 5 e 6 de novembro de 2018
  • Locais: Auditório do Iespes e Unidade Rondon da Ufopa