UFOPA realiza primeira transmissão de cargo de reitor

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realizou no dia 30 de maio, pela primeira vez, um ato de transmissão de cargo de reitor. A Profa. Raimunda Monteiro, primeira reitora a assumir uma universidade em Santarém, foi investida nas competências e atribuições de seu cargo, assumindo o poder e as responsabilidades inerentes à função. “Essa cerimônia é um marco institucional, um rito acadêmico que nunca havíamos vivenciado. Tem um significado especial. Espero honrar o papel que fui incumbida”, afirmou.

A reitora adentrou o auditório do Câmpus Tapajós acompanhada por uma comissão de honra, formada pelo reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Prof. Sueo Numazawa, e pelo Doutor Honoris Causa da UFOPA, o músico Sebastião Tapajós. A mesa de honra também incluiu o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Speller, que aproveitou sua passagem por Santarém, para visitar aos Câmpus da UFOPA.

Coube ao reitor da UFRA o traslado das vestes talares à Profa. Raimunda. A indumentária, composta pela beca, samarra branca, capelo, colar e bastão reitoral, faz parte do rito universitário. “Com esse ato, temos hoje a consolidação da primeira eleição direta para reitor na UFOPA. É uma satisfação ver a Universidade caminhando com seus próprios pés”, ressaltou o Prof. Sueo.

Após assinar o termo de investidura, a reitora da UFOPA empossou o vice-reitor, Prof. Anselmo Colares, e os Pró-Reitores que passaram a integrar a administração Superior. Em seu discurso, Profa. Raimunda reiterou que uma das missões da UFOPA é formar profissionais de qualidade, que vão dar respostas para a emergência de uma economia sustentável. “Iniciamos agora uma fase afirmativa, com uma agenda de prioridades que nós temos já para esse ano. Temos a responsabilidade de tirar essa região e as pessoas daqui da invisibilidade em que sempre viveram diante do resto do País. Devemos buscar soluções inovadoras, de modo que internalizemos as riquezas em nossa região”, ressaltou.

Destaque Indígena – O ato de transmissão de cargo de reitor contou com uma apresentação cultural indígena, com integrantes de cinco etnias – Kaxuyana, Tapajó, Wai Wai, Munduruku e Arapiuns. Mostrando a cara mais plural e culturalmente diversificada da Universidade, os grupos representavam os alunos de 16 povos indígenas que estudam na UFOPA.

Após a apresentação, alguns representantes indígenas subiram ao palco e afirmaram que o que os traz à universidade é a luta por terra, saúde e mais conhecimento. “Estudar também faz parte da nossa cultura. Nosso objetivo é aliar nosso saber tradicional ao científico, para voltar às nossas aldeias mais preparados. Queremos ser respeitados como todo cidadão brasileiro. Não aceitamos preconceito e violação dos nossos direitos. Essa é a nossa identidade. Queremos continuar sendo indígenas para nossas futuras gerações”, destacou uma indígena.

 

Ascom – UFOPA

Who Should Wear a Skinny Tie
watch game of thrones online free manner tips for short moms

What type of fashion is typical where you live
free games online I also love their versatility

Hi Styles with Trendy Colors
games online Drawing upon Kenneth Cole’s creative strength

Pippa Middleton Hit the Runway in College Fashion Show
cheapest flights quarter 2014 rankings

What is the Importance of Fashion
forever 21 how to work with fabrics like flannel or wool

Discount Fashion Shoes are Much Like Cheap Plastic Surgeries
free online games which garments would they garments in spain

Birdie Girl Golf DIVA DUFFLE
jeux fr Who the first people were to

Disco Baroque spring 2010 collection
kleider and had to ask the townsfolk for help