UFOPA – Reitor assina termo de cooperação com a UEA e visita sede do Inpa + UFOPA

O termo de cooperação assinado entre o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Hugo Alex Diniz, e o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa, aponta parcerias em ações de saúde, tecnologia e inovação. Também possibilita esforços conjuntos para captação de recursos, tanto no âmbito nacional quanto internacional.

A assinatura do convênio ocorreu na semana passada em Manaus, durante viagem do reitor da Ufopa à capital amazonense. Um dos projetos que deve fazer parte da cooperação é o IPTV, Sistema de Ensino Mediado por Tecnologia, que leva ensino e atendimento de saúde às localidades mais distantes dos centros urbanos do Amazonas. O reitor Alex Diniz ressaltou a importância desse projeto pioneiro da UEA na área de telemedicina, no qual se podem integrar as ações da Unidade Acadêmica Abaré, utilizada para atividades de ensino, pesquisa e extensão, e também com ações de saúde, em parceria com prefeituras da região. “Tivemos a oportunidade de apresentar o nosso projeto de Redes de Laboratórios que estamos construindo na Ufopa, o que despertou interesse na UEA em integrar essa rede conosco”, disse o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará.

A partir da cooperação, será realizado um seminário de integração Ufopa-UEA e, em parceria, representantes das duas instituições farão uma visita conjunta a universidades colombianas que também manifestaram interesse em integrar a rede.

Visita ao Inpa

Durante a viagem ao Amazonas, o reitor Hugo Diniz também visitou a sede do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa). O objetivo foi consolidar a parceria entre as instituições. De acordo com o reitor, o Inpa é um parceiro estratégico da Ufopa que tem um histórico de ações de pesquisa e formação de recursos humanos, principalmente, por meio de experimentos do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA/MCTIC/Inpa). “Sinalizamos o interesse de consolidar esta parceria, de modo que o Inpa retome os investimentos que estão programados para o núcleo de Santarém, possibilitando maior interação entre os nossos pesquisadores”, destacou Hugo Diniz.

Existem, atualmente, três termos de cooperação firmados entre as duas instituições, que estão em plena execução, nas áreas de biodiversidade, computação aplicada e de capacitação.

No Inpa, o reitor da Ufopa foi recebido pelo diretor do Instituto, pesquisador Luiz Renato de França.
Da programação de visitas, pela Ufopa, também participaram o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Domingos Diniz, e o assessor de Relações Nacionais e Internacionais, Rodrigo da Silva.

Comunicação/Ufopa