UFPA adere a novo programa de intercâmbio

A Universidade Federal do Pará (UFPA) aderiu ao convênio de mais um programa de intercâmbio de estudantes. A participação da Federal Paranese no Programa Brasil-México (Bramex) é mais um investimento da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) em prol do fortalecimento do processo de internacionalização da UFPA, visando promover a troca de conhecimentos. “A socialização de conhecimentos científicos, metodológicos e de experiência cultural é uma tendência mundial das universidades, a partir da globalização”, enfatizou a assessora de Relações Internacionais da Prointer, Lindalva Moraes.

A adesão da UFPA ao Bramex ocorreu em julho deste ano. O convênio Bramex estabelece o intercâmbio de estudantes entre as universidades que pertencem ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e às universidades mexicanas. Inicialmente, duas instituições de ensino superior no México se mostraram interessadas em participar do Programa: a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e a Universidad Veracruzana.

O Bramex foi criado em junho deste ano, durante o II Encontro de Reitores Universia, em Guadalajara, no México. O programa-piloto está previsto para iniciar em janeiro de 2011 no México e, em março, no Brasil.

Na ocasião do encontro, o secretário executivo geral da Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior (ANUIES) do México, Rafael López Castañares, anunciou a concessão de 100 bolsas para o curso de idiomas por parte do governo mexicano. O edital está previsto para ser publicado ainda este ano.