UFPA e Imerys assinam termo de cooperação técnica para pesquisa e desenvolvimento

Com o propósito de interagir mais intensamente com os diversos setores da economia do Estado, promovendo iniciativas que podem representar avanços no desenvolvimento econômico-social da população paraense, a UFPA e a mineradora Imerys assinaram, nesta segunda feira, 27, um termo de cooperação técnica entre as duas instituições. A parceria é focada nas áreas de pesquisa e desenvolvimento da Universidade, possibilitando a melhoria na qualidade de vida das populações amazônicas.
A assinatura do termo contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, do diretor administrativo da Imerys, Paulo Serpa, do gerente de comunicação, relações institucionais e segurança patrimonial da Imerys, Maurício Filho, e do o assessor da Reitoria para integração da UFPA com o setor produtivo, professor José do Egito Soares Filho.
Assinatura do acordo de cooperação entre Imerys e UFPA 1Para o reitor Emmanuel Tourinho, é importante para ambas as partes que essa cooperação torne-se propulsora do desenvolvimento do Estado. “Estamos em uma região onde há necessidade urgente de se forjar um processo de desenvolvimento sustentável. Isso passa, por um lado, pela ciência e tecnologia, e por outro pela nossa preocupação com o setor industrial no sentido de fortalecer as instituições que promovem a inclusão e a geração de renda”, declarou.
Formalizado o acordo, a ideia é que as duas instituições construam projetos específicos que materializem a cooperação. Inicialmente, a Imerys passa a ter acesso aos laboratórios, grupos de pesquisa e corpo docente da Universidade. Dessa forma, a indústria apresentará demandas de serviço que esses grupos devem apresentar para o fortalecimento das atividades de ensino e de pesquisa.
De acordo com o Diretor Administrativo da Imerys, Paulo Serpa, essa cooperação é uma grande oportunidade de a empresa participar da produção científica no meio acadêmico. “Estamos aproximando a atividade prática da academia e isso, naturalmente, vai trazer uma série de benefícios na formação dos alunos, no desenvolvimento dos materiais e trabalhos da universidade. Essa é uma cooperação que está iniciando hoje, mas temos a expectativa de que seja duradoura e profícua”, ressaltou.
Imerys – É uma empresa multinacional francesa especializada na produção e processamento de minerais industriais. Fundada em 1880, tem sua sede em Paris. No Pará a empresa conta com duas minas localizadas em Ipixuna do Pará. O principal produto da mineradora é o caulim, composto mineral que atua como matéria-prima na produção de papel, refratários, vidros, cosméticos e medicamentos.
Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.