UFPA – Etapa mínima do Parfor em julho-2015 está garantida

O reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, e a coordenação do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) decidiram, após reunião, na quinta-feira, 18, ofertar etapa mínima do Parfor em julho/2015. As atividades haviam sido suspensas, temporariamente, por causa da falta de repasse de recursos do Ministério da Educação para custeio da etapa.

A medida da Universidade tem o objetivo de reduzir ao máximo o impacto da suspensão total das ações formativas no cronograma do programa, que afetaria 13 mil professores da educação básica em formação. Sem os recursos inicialmente previstos, só poderão ser ofertadas as atividades das turmas concluintes e turmas sediadas nos campi onde há faculdade dos cursos, ou seja, sem necessidade de gastos com diárias e passagens.

Serão garantidas atividades como reoferta, estágios, orientação de TCC, defesas de TCC, formaturas e demais ações complementares necessárias para a integralização do curso. As demais turmas já iniciadas que não se enquadram nesses dois casos (concluintes e sem faculdade nos campi) permanecem suspensas.

“Asseguramos o compromisso da UFPA com o prosseguimento das ações do Parfor nesta instituição, ao mesmo tempo em que realizamos a mobilização necessária para que as ações sejam retomadas, em sua normalidade, nas próximas etapas”, afirmou o coordenador geral do Parfor, Márcio Nascimento.

A previsão é de que algumas turmas se iniciem em 29 de junho e outras, em 6 de julho. As atividades devem seguir até o dia 15 de agosto de 2015, conforme prevê o calendário. Para mais informações, os alunos devem procurar a coordenação do seu curso.

Texto e foto: Thais Rezende – Assessoria de Comunicação do Plano Nacional de Formação de Professores/ UFPA