UFPA – Implantação da Universidade Federal do Nordeste do Pará é discutida em reunião

Prefeitos e outras autoridades dos municípios da região nordeste do Estado do Pará estiveram presentes a uma reunião com o vice-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Horácio Schneider, representando a Reitoria. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, para discutir o andamento de parte do projeto de implantação da Universidade Federal do Nordeste do Pará. Uma área de 36 hectares foi doada para a construção do campus pela Diocese representativa de 28 municípios, com sede no município de Bragança.

Além do vice-reitor Horácio Schneider, estiveram o bispo da Diocese de Bragança, Dom Luiz Ferrando; o padre Valdir Silva; o prefeito de Bragança, padre Nelson Magalhães; o prefeito de Ourém, Valdemiro Junior; a prefeita de Augusto Corrêa, Romana Reis; e o professor Helder Aranha, da Faculdade de Administração do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). O benefício da nova instituição vai poder possibilitar aos estudantes das outras regiões do Estado que ainda precisam se deslocar para Belém ou outras regiões desenvolverem melhor seus estudos.

O projeto é avaliado e custeado pela União, por isso, é necessário aguardar a aprovação pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo Horácio Schneider, as providências estão sendo tomadas e todo o potencial da região, além do desenvolvimento local com o impulso da indústria, agricultura, pesca, entre outras, serão beneficiados. São 54 áreas alocadas, as quais os estudantes poderão ter como alternativas de pesquisa no campo acadêmico.

De cordo com o professor Schneider, todos os municípios e as comunidades da região nordeste receberão o retorno em breve. “A Reitoria fará um esforço, no sentido da articulação com a federação para que possamos avançar na construção da Universidade”, afirmou o vice-reitor.

Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA