UFPA inaugura Laboratório de Física Experimental e Computacional

Um novo espaço destinado ao ensino e à pesquisa foi entregue à comunidade acadêmica nesta terça-feira, 29. É o Laboratório de Física Experimental e Computacional do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF). O prédio atende às recomendações da Capes para o curso de Doutorado em Física da UFPA, iniciado em 2010, sendo o primeiro da Região Amazônica. A inauguração do Laboratório contou com a presença de representantes da Administração Superior, professores e alunos do curso de Física.

De acordo com o coordenador do PPGF, Luís Carlos Bassalo Crispino, os investimentos em laboratórios e equipamentos “representam um grande avanço no desenvolvimento das atividades experimentais da Física no Pará e têm a eles associados projetos com captação de recursos externos à UFPA, da ordem de R$ 4 milhões, apoiados por empresas, como a Vale , e por agências de fomento à pesquisa, como a Fapespa, a Capes e o CNPq”.

Dimensões – O novo prédio possui cerca de 500m² de área construída, dividido em dois pavimentos, onde vão funcionar quatro laboratórios (Espectrometria Vibracional, Raios X, Computação de Alto Desempenho e Microscopia Eletrônica) e 13 gabinetes para professores, pós-doutorandos e doutorandos; alem de um espaço para alunos de iniciação científica. Os investimentos são oriundos de recursos do Programa Reuni e da UFPA.

De acordo com o chefe de laboratório, Walderi Paraguassu, esses investimentos vão potencializar a efetivação de parcerias com empresas locais para execução de projetos de pesquisa. “Isso aumenta substancialmente o nosso potencial de trabalho, principalmente na área de nanomateriais, a qual tem sido  mundialmente priorizada no desenvolvimento de novas tecnologias.”

Salto de qualidade – Para o reitor Carlos Maneschy, a consolidação de mais um espaço para a produção científica na região representa mais um salto que a Universidade está dando na qualidade do ensino e com grandes perspectivas de se tornar referência nacional e internacional na área da Física. “A nossa expectativa, agora, é mostrar que aqui se faz ciência com excelência, capaz de garantir benefícios para todos os amazônidas, sem distinção de classe social. É com essa perspectiva que aposto que este programa em Física vai nos dar ainda mais orgulho e, certamente, se tornará referência no cenário nacional e internacional.”

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, também destacou a trajetória do curso de Física da Universidade. “Todas as conquistas mostram que estamos conseguindo consolidar uma boa base científica e de formação. E esse processo (investimentos na pós-graduação) é muito importante, porque dele decorre a melhoria na qualidade do ensino de graduação”.

2 Mulberry East West Bayswater Bag
watch game of thrones online free according to the type of fabrics you chose

Mismatched Shoes From a Shoe Web Site
free games online you’re not further back than you were before

Fall fashion on a budget
free online games where you should buy awesome vibrant outfit

6 Presidential Secrets Your History Teacher Didn’t Mention
mermaid wedding dresses Tell a short and

Best Touch Screen Digital Cameras
cheapest flights How to Dress in Shabby Chic

Fashion jewelry that only looks expensive
games Try a pair of Gucci shoes

dd’s DISCOUNTS to Open a New Store in Downtown Portland
kleider just where performed gucci develop

How to Become a Model for Forever 21
ballkleider You can remember Jack Nicklaus really bending over