UFPA lança livro sobre a História de Viseu

As origens, a cultura e outros aspectos históricos do município de Viseu, localizado na região nordeste do Pará, são tema de um livro que será lançado neste sábado, 21, pelo professor Raimundo Gonçalves, egresso do curso de História da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).

“Viseu: Histórias entre Passado e Presente” será lançado em cerimônia realizada no mirante Dom Carlos Verzelet, às 19h. “Estou muito entusiasmado, por saber que as pessoas da cidade estão também esperando o lançamento do livro”, comemora Raimundo Gonçalves.

O professor explica que o livro narra a origem do município no século XVII, a formação de uma identidade populacional miscigenada, o patrimônio histórico, as relações culturais e econômicas do local e sua contribuição para a História do Pará, além de abordar a manifestação cultural em homenagem a São Benedito de João Grande, tema do Trabalho de Conclusão de Curso do professor.

TCC – Orientado pelo professor doutor Cleodir Moraes, o trabalho “Entre o tambor e a aparelhagem: mudanças sonoras na festividade de São Benedito de João Grande” contou um pouco da história dessa manifestação cultural, que unia o toque do tambor aos ritmos da aparelhagem em um só contexto festivo, em meados dos anos 80.

A partir deste projeto de pesquisa, a comunidade de João Grande de Viseu recebeu a certificação de “Comunidade Quilombola”, reconhecida oficialmente pela Fundação Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura (Minc). Com a visibilidade do trabalho, Raimundo Gonçalves foi indicado pelo professor doutor Phil José Ribamar para integrar a Academia de Letras do Brasil em 2018.

>> Clique aqui para ler mais sobre o trabalho

ALB – Com a indicação à entidade nacional, o município de Viseu passou a ter os direitos legais de fundar uma seccional da ALB, reconhecida nacionalmente com 20 membros locais, entre eles, o professor Raimundo Gonçalves.

Durante a cerimônia de posse dos membros, a comissão nacional da ALB concedeu a Raimundo Gonçalves o título de doutor, em reconhecimento ao trabalho de pesquisa desenvolvido no município.

>> Clique aqui para ler mais sobre a criação da ABL-Viseu

Texto: Alexandre Yuri Nascimento / Ascom Parfor

Foto : Raimundo Gonçalves / Arquivo Pessoal