UFPA recebe debate sobre o uso público de áreas protegidas

A Universidade Federal do Pará sediará, de 20 a 22 de novembro, o II Encontro sobre Uso Público em Áreas Protegidas. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa “Áreas Protegidas da Amazônia: usos e sustentabilidade”, em conjunto com a Faculdade de Turismo, e contará com uma programação composta de mesas-redondas, conferências, lançamento de livros, apresentações culturais e de trabalhos acadêmicos em uma perspectiva interdisciplinar, além de exposição de produtores locais. As inscrições promocionais vão até 30 de outubro, com valores variados, e as submissões de trabalhos acadêmicos terminaram no dia 30 de agosto, no  do evento.

O objetivo do II Esupap é reunir docentes, pesquisadores, discentes, gestores e sociedade civil, para discutir o uso público de áreas protegidas na perspectiva da sustentabilidade, das políticas públicas, do uso turístico e do lazer. Para isso, foram convidados representantes de áreas protegidas locais, como o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, o Parque Estadual do Utinga, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o Parque Naturalístico Mangal das Garças e o Parque Ambiental Antônio Danúbio, assim como pesquisadores renomados que trabalham com a temática numa perspectiva interdisciplinar.

As temáticas, que serão discutidas para além do viés acadêmico, foram escolhidas das necessidades observadas na Amazônia. “É importante que o evento seja sediado aqui por questões de interesse da segurança das áreas protegidas que estão ameaçadas, sejam elas urbanas ou não. Urbanas, em decorrência da expansão imobiliária, e não urbanas, por questões econômicas de larga escala, como o agronegócio”, explica o professor Fabrício Siqueira Mendes, da Faculdade de Turismo (FacTur/UFPA).

Para participar, o interessado deve acessar o site do evento, preencher seus dados e escolher a categoria de participação. Os valores variam conforme a categoria do inscrito. A programação contará com debates sobre gestão, empreendimentos, uso turístico e também a argumentação de moradores de áreas protegidas, por meio da mesa-redonda “O Cotidiano dos Moradores de Áreas Protegidas”, que será realizada no segundo dia do encontro.

Serviço:

II Encontro sobre Uso Público em Áreas Protegidas

Data: de 20 a 22 de novembro
Local: auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), no Setor Profissional, em Belém
Inscrições: on-line, com valores promocionais até 30 de outubro, a partir de R$40,00
Submissões de trabalhos: foram até o dia 30 de agosto, no site do evento.
Mais informações podem ser conferidas aqui.

Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação