UFPB apresenta projeto para criação de técnico-administrativo substituto

UFPB apresenta projeto para criação de técnico-administrativo substituto

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Margareth Diniz apresentou projeto para criação de técnico-administrativo substituto em Grupo de Trabalho ligado à Câmara dos Deputados, em Brasília, destinado a avaliar desafios e a propor agenda para as Instituições de Ensino Superior (GT-IES) públicas e gratuitas.

As discussões tiveram início na última quarta-feira (24). Relatório final foi entregue na quinta (25), ao presidente da casa legislativa Rodrigo Maia.

A proposta, elaborada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFPB, consiste em um banco de técnico-administrativos, similar ao de professor equivalente, a fim de permitir que as universidades tenham técnico-administrativos substitutos para casos de licença, de afastamento por capacitação ou de cessão para outros órgãos.

“Na verdade, o banco de servidores técnico-administrativos equivalente já existe, mas não funciona como o dos docentes, que permite a contratação de professor substituto. Isso só será possível com a inserção de créditos que vão viabilizar a admissão de técnicos temporários.”, explica a gestora.

Na imagem, a equipe examina esta e outras pautas com Mauro Rabelo, diretor de desenvolvimento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), do Ministério da Educação (MEC).

O GT foi coordenado pelos professores Roberto Salles, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Joniani Julião de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), e teve como relator o docente Sérgio Mendonça, também da UFF.

Compartilhar