UFPB capacita jovens de comunidades de baixa renda

O Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (CI/UFPB) iniciou um processo de interação transformadora com comunidades que vivem no entorno do Campus, em Mangabeira, abrindo suas portas para oferecer capacitação em Microinformática Básica para jovens oriundos de famílias de baixa renda que estudam em escolas públicas da área.

A primeira turma, de 24 alunos do ensino médio e fundamental, concluiu, em junho, o curso de Microinformática Básica, com carga-horária de 16 horas e ministrado pelos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) do CI, com apoio da Direção do Centro e Assessoria de Comunicação Social. Os adolescentes vivem no Portal do Sol, Rio do Cabelo, Jacarapé e Vila Vitória.

A entrega de certificados aos concluintes foi realizada no auditório do CI e contou com a presença de familiares dos estudantes; do vice-diretor do CI, Lucídio Cabral; da equipe do PET e de Aldaires Rodrigues, representante da Secretaria do Orçamento Participativo Municipal, nessa região da cidade.

A solenidade também teve a presença de Bruno Proença, gerente de Desenvolvimento da Syncro, empresa que desenvolve soluções na área de informática e que apoiou essa ação de extensão universitária, juntamente com a Secretaria do Orçamento Participativo Municipal.

A formação foi iniciada em 11 de maio, sempre com aula aos sábados. Durante a entrega dos certificados, o vice-diretor do CI ressaltou a importância de uma ação extensionista, dessa natureza, para promover uma maior aproximação entre a unidade acadêmica de Mangabeira e a população, proporcionando formação especial a jovens de comunidades onde problemas sociais e econômicos dificultam o acesso ao ensino superior.