UFPB Capacita mulheres para incrementarem renda no Festival do Abacaxi

Estudantes de Gastronomia deram muitas dicas para as vendedoras. Crédito: Divulgação

Em oficinas, comerciantes aprenderam a agregar valor à fruta

Mulheres capacitadas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) têm incrementado suas rendas por meio da venda de geleias, doces e bolos de abacaxi, no Festival da fruta, realizado até este sábado (9), no Centro de Comercialização de Agricultura Familiar (CECAF), no bairro José Américo de Almeida, em João Pessoa.

“A UFPB, por meio do Departamento de Gastronomia, ofereceu oficinas gastronômicas às comerciantes do CECAF, de modo que elas pudessem transformar o abacaxi em produtos com valor agregado (geleias, bolos, doces), fortalecendo a cadeia do abacaxi e gerando renda”, explica a professora Ingrid Dantas.

“Rita Patrícia, uma ex-aluna e, agora chef, ministrou uma aula-show ensinando receitas com abacaxi. Estudantes de Gastronomia ofertaram oficinas”, conta a docente. O Festival do Abacaxi começou nesta quinta (7) e é um evento organizado pela Prefeitura de João Pessoa.

O CECAF conta hoje com 132 agricultores familiares de 23 municípios paraibanos. Na central, são comercializados produtos como frutas, verduras, peixes, mariscos, aratu, camarão, goma, farinha de trigo, mandioca.

Também podem ser encontrados coco ralado, leite e óleo de coco (100% naturais), queijos, manteiga, ovos, bolos e produtos orgânicos., comercializados a preços acessíveis para o consumidor.