UFPB debate saúde coletiva no Brasil

UFPB debate saúde coletiva no Brasil

Atividades incluem 38 mesas-redondas, 22 oficinas e dez cursos

Um dos principais encontros acadêmicos e científicos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) ocorrerá na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, do dia 26 a 30 de setembro.

O evento, que contará com mais de duas mil pessoas, será distribuído em 38 mesas-redondas, 22 oficinas e dez cursos, além de lançamentos editoriais e reuniões.

Com o tema central “Igualdade nas diferenças: enfrentamentos na construção compartilhada do bem viver e o SUS”, o congresso terá como pautas: violência obstétrica, antropologia da saúde, necropoder, saúde nas prisões, educação popular, saúde da população lgbti+, fakenews, saúde indígena, ativismos digitais, saúde de populações em situação de vulnerabilidade, entre outros.

Um dos pontos altos será a homenagem à Dona Palmira Lopes, educadora popular e uma das coordenadoras do Movimento Popular de Saúde da Paraíba. Ela também é referência do Assentamento Novo Salvador, no município de Jacaraú, no interior do Estado.

O evento também promoverá a tenda Paulo Freire, que buscará empreender o diálogo por meio de rodas de conversa, além de apresentações culturais e artísticas acerca de temáticas importantes e atuais na sociedade brasileira.

Durantes todos os dias do congresso, pela manhã e à tarde, em várias tendas, acontecerá o acolhimento de diversas práticas terapêuticas: fitoterapia, reiki, dança terapêutica,  yoga, tai chi chuan, biodança, dança circular, constelação familiar, massagens (terapêutica, relaxante,  ayurvédica, quick massage),  shiatsu (podal e facial), thetahealing, barra de access, cura prânica, auriculoacupuntura, florais (flor sol e de bach), cura xamânica, ventosas, meditação deeksha e hipnoterapia.

Haverá também a cerimônia de celebração dos 40 anos da Abrasco, com a participação de Arlindo Fábio Gomez de Sousa, da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Ascom/UFPB

Compartilhar