UFPB – Novo livro de Marcus Alves será lançado nesta quarta

O livro conta a história do personagem K, que passou quase duas décadas à procura de um objeto de desejo e de consumo: um par de sapatos amarelo. Ao longo dessa busca, o personagem descobre os ambientes urbanos onde vive e acaba por encontrar o verdadeiro sentido de suas angústias e tristezas. “K é um ser perturbado por uma melancolia e se dedica a procurar o sentido de sua própria vida. Pensei em construir um personagem bem contemporâneo”, explica Marcus Alves, que é assessor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e editor da Revista ufpb.br.

O escritor relata, ainda, que o livro K encontra Paludes, ou O Sapato Amarelo, foi concebido como um documento antigo que ele teria encontrado na biblioteca da Universidade de Brasília (UnB), onde cursou a pós-graduação. “O livro é também a história de um documento, pois o criei como um manuscrito anônimo a partir do qual o escritor faz apenas o processo de compilação e edição. Nesta obra, pude brincar um pouco com a linguagem literária, como eu sempre quis”, diz o autor.

Lançado nessa quarta-feira (04/04), o livro foi publicado pela editora Cartonera Aberta, em parceria com a editora do CCTA, resultado de um processo artesanal que empregou material reciclado e capas enumeradas, cada qual com uma arte diferente. A obra tem ilustrações criadas por Juliana Alves, artista e mestranda em Artes Visuais pela UFPB, e conta também com uma xilogravura da artista Rose Catão.

Marcus Alves é autor dos livros Cultura Rock e Arte de Massa (editora Diadorim), Cultura no Mercosul: uma política do discurso (Plano/FAP), O Eterno e o Provisório – Poemas (UFPB) e Arqueologia – Poemas (Moura Ramos).