UFPB – Prefeitura Universitária realiza trabalho de prevenção na rede elétrica do Campus I

Quem visita a UFPB pode perceber que a universidade não para nem no período de recesso. Além dos setores responsáveis por matrículas e comunicação, a manutenção segue trabalhando para um início de período letivo mais tranquilo.

Durante todo o mês de Janeiro a Pprefeitura Universitária (PU), está realizando a poda preventiva de árvores em todo o Campus I e com isso, a manutenção da rede elétrica. Segundo o prefeito universitário, Jandir de Santana, o sistema de rede elétrica da UFPB foi readequado em 2005 e desde então, a rede ainda não havia passado por uma manutenção completa.

“Essa rede é como nós, humanos. Devemos ir sempre ao médico e fazer exames para saber como anda a saúde e poder tratar qualquer problema que possamos ter. Não significa que estejamos com saúde, mas deixa claro que queremos nos cuidar”, afirmou Jandir.

A poda das árvores faz parte de um processo de prevenção a possíveis danos no sistema de cabos da rede elétrica causados pela queda e aproximação de árvores e galhos na fiação. Junto com o corte na copa das àrvores, a equipe de quase 10 profissionais trabalha na substituição de quadros, dijuntores, fios, postes e isoladores para reduzir os eventos de quedas de energia no Campus.

Além das quedas de energia, outro fator importante para a decisão de trabalhar na manutenção da rede é a possibilidade de acidentes. Para o prefeito, alguns fios e postes davam indícios de queda e ruptura, podendo ocasionar acidentes graves no campus, além da falta de energia por horas ou até dias.

“É impossível dizer que não vai faltar energia ou que não ocorrerão quedas de árvores sobre postes, mas podemos dizer que o sistema estará em perfeitas condições para evitar que elas aconteçam” completou.

A manutenção acontece durante todo o período de recesso para não prejudicar as aulas. Os cortes de energia são divulgados pela agência de notícias e notificados previamente aos setores atingidos. Ainda segundo o prefeito, o Campus IV também passará por readequação no sistema elétrico até o início do período letivo.

Bob Wagner/Geri Junior – Universidade Federal da Paraíba