UFPB – Programas de Residência Médica recebem inscrições

Os Programas de Residência Médica, promovido pela Comissão de Residência Médica (Cereme) do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (CCM/UFPB) e do Hospital Napoleão Laureano, recebem até o dia 12 de novembro inscrições do processo seletivo para o ano de 2019. São oferecidas 74 vagas em 16 especialidades do CCM e 7 no Hospital Napoleão Laureano em cinco programas para egressos dos cursos de Medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação.

De acordo com o Edital, no Centro de Ciências Médicas os candidatos podem se habilitar nas seguintes especialidades: Anestesiologia; Clínica Médica; Dermatologia; Endocrinologia e Metabologia; Endoscopia Ginecológica; Gastroenterologia; Infectologia; Mastologia; Medicina de Família e Comunidade; Medicina Intensiva; Obstetrícia e Ginecologia; Oftalmologia; Pediatria; Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica; Psiquiatria; e Reumatologia.

No Hospital Napoleão Laureano as oportunidades são distribuídas para as especialidades de Cancerologia Cirúrgica, Cancerologia Clínica, Mastologia, Patologia; e Radioterapia. Ambos os programas são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

As inscrições estão sendo realizadas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico  http://www.ccm.ufpb.br/residencia. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Ainda de acordo com o Edital, todos os documentos exigidos deverão ser digitalizados e anexados no formulário de inscrição que são os seguintes: Carteira de Identidade; CPF; histórico escolar fornecido pela Instituição de Ensino Superior com o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE); diploma ou declaração que comprove concluir o curso de Medicina até o dia 28 de fevereiro de 2019; comprovante do recolhimento da taxa de inscrição; certificado de conclusão de Residência Médica; e comprovante no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), para médicos estrangeiros e brasileiros que concluíram o curso de Medicina em outro país.

O início do processo seletivo está marcado para o dia 1º de dezembro e será realizado no auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM). Os locais de prova serão divulgados posteriormente no endereço eletrônico http://www.ccm.ufpb.br/residencia até o dia 23 de novembro.

As provas para o Programa de Acesso Direto serão realizadas com 50 questões de múltipla escolha com peso nove. Para o Programa que se exige Pré-Requisito a prova será de múltipla escolha com 30 questões com peso nove. O edital completo pode ser conferido no endereço www.ccm.ufpb.br.

O início do curso está previsto para 1º de março de 2019, com duração de dois anos para algumas especialidades e três para outras, e será desenvolvido inicialmente com uma reunião obrigatória com o candidato a ser realizada no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) ou no Centro de Ciências Médicas.

O resultado do gabarito será publicado até o dia 3 de dezembro na Secretaria da Comissão de Residência Médica ou no endereço www.ccm.ufpb.br. Outras informações e esclarecimentos pelo telefone (83) 3216-7618; ou pelo e-mail coremeccm@gmail.com.