UFPE apresenta a ministro projeto para promover parcerias entre a Universidade e empresas privadas

A Universidade Federal de Pernambuco vai contar com uma unidade para promover, de forma mais rápida e desburocratizada, parcerias com empresas privadas. Na última sexta-feira (6), o projeto para criação da Unidade de Articulação e Parcerias Estratégicas (Uape) da UFPE foi apresentado pelo reitor Anísio Brasileiro, em reunião no Recife, ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro Neto. Anísio destacou a importância de se criar “esta ponte entre a academia e o setor privado”.

O reitor e os professores Ana Cristina Fernandes (coordenadora do projeto) e Ivaldo Pontes Filho (secretário de Relações Institucionais) apresentaram a Armando Monteiro as atribuições da futura unidade. Eles destacaram a necessidade de se obter financiamento junto ao MDIC e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para viabilizar a implantação da Uape. Ela terá como objetivo identificar parcerias estratégicas, prospectar fontes e instrumentos de financiamento para as pesquisas, entre outras ações. “A unidade também desenvolverá métodos de avaliação para aferir o resultado dessas parcerias”, disse Anísio Brasileiro.

O ministro reconheceu a importância de se promover este ambiente de cooperação efetiva entre as universidades e as empresas, o que pode proporcionar as condições para que a indústria se mantenha competitiva. Armando Monteiro propôs a realização de uma nova reunião para tratar do projeto, com representantes da UFPE, do MDIC e do MCTI, bem como da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). Também participaram do encontro de sexta-feira o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco Ramos, e o coordenador-geral da Representação Regional do MCTI no Nordeste, Amaro Lins.

 

Ascom UFPE