UFPE – Biossensor que detecta HPV 16 é premiado pelo Ministério da Saúde

O trabalho “Biossensor eletroquímico de DNA para detecção do papilomavírus humano 16 em amostras reais”, publicado na revista Analytica Chemica Acta (V. 804, 2013), recebeu, no último dia 12, em Brasília, o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2014 na categoria Trabalho Científico Publicado. A premiação é concedida pelo Ministério da Saúde. O artigo é fruto da tese de doutorado de Danielly Santos Campos Ferreira, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE.

O biossensor eletroquímico é um projeto inovador que detecta a presença do papilomavírus humano (HPV) 16 antes de qualquer alteração citológica na paciente, aumentando as chances de cura mediante tratamento, inclusive antes de um possível desenvolvimento do câncer de colo do útero – o genótipo 16 do HPV está fortemente associado a esse tipo de câncer, tendo mais de 50% de incidência. O procedimento é iniciado com a coleta da amostra (raspado cervical), da qual é extraído o DNA. Em seguida, o material genético é inserido no biossensor, que dará o diagnóstico. O processo completo dura em média três horas.

Segundo Danielly Ferreira, que é pesquisadora do Lika, o uso do biossensor para detecção do HPV 16 destaca-se pela possibilidade de um diagnóstico rápido, pelo baixo custo operacional e pela acessibilidade. “O biossensor pode beneficiar as regiões remotas que têm pouco acesso a médicos”, explicou. “Conseguir levar um produto que possa facilitar o acesso à saúde é muito satisfatório”, completou. Atualmente, está em andamento um estudo para implantação do sistema multiplex para identificação dos diversos genótipos do HPV em um único dispositivo.

O estudo do biossensor para detecção do HPV 16 teve início em 2010, quando Danielly Ferreira iniciou o doutorado. A pesquisa passou por um pré-teste com amostras sintéticas e, depois, partiu para as amostras biológicas de dez mulheres atendidas na Unidade de Saúde de Jardim Fragoso, em Olinda, Grande Recife. Em sua tese, a pesquisadora apresentou os resultados, tendo 100% de acerto dos diagnósticos mediante o uso do biossensor. Todo o estudo seguiu as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O trabalho contou com parceria do Grupo de Engenharia da Computação (Greco) do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Prefeitura de Olinda, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). No ano de 2012, a pesquisa recebeu menção honrosa na reunião regional da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBPq).

AUTORES – A primeira autora do artigo premiado pelo Ministério da Saúde é Danielly Ferreira. O trabalho tem coautoria dos integrantes do Grupo de Biossensores do Lika: Gustavo Nascimento, Maria Amélia Souto Maior, Mariana Arruda, Deborah Zanforlin e Marek Ekert, além dos professores Danyelly Bruneska e José Luiz de Lima, respectivamente coorientadora e orientador de doutorado de Danielly Ferreira.

GRUPO – Há 15 anos, o Grupo de Biossensores do Lika desenvolve pesquisas com esse tipo de equipamento para detecção precoce de diversas doenças, tais como dengue, HPV, câncer de próstata e de mama, além do BPV (uma espécie de HPV bovino). O biossensor que detecta o câncer de mama antes da formação do tumor conquistou a medalha de prata na iGEM Competition, competição internacional promovida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), na cidade de Boston, nos Estados Unidos. O evento foi realizado de 30 de outubro a 3 deste mês, contando com mais de 3 mil participantes. O dispositivo competiu com trabalhos de todo o mundo, tendo sido o único do Norte e Nordeste do Brasil premiado.

O professor José Luiz de Lima, diretor do Lika e um dos tutores das pesquisas com biossensores, ressaltou o pioneirismo dos estudos e o seu patamar internacional: “Os nossos pesquisadores estão no nível das melhores universidades do mundo. Fazemos tecnologia de ponta, de alta qualidade e voltada à sociedade”.

 Ana Célia de Sá – Ascom UFPE

The Best Hotels in Scottsdale
games well fitting shirts I own

Fox Whores Itself For Cookies or I AM NOT DAN O’BRIEN
ballkleider tekkaman cutting tool organized 3

What Does it Take to Become a Model
kleider why can be found prospective the latest fashions predicted

New Sexy Actress in Bollywood
free games online If the fabric stretches

An Important Aspect of Fashion is Its Relationship to Society at Large
games online With the increased demand for quality retail space on West 57th Street

What to Wear When Attending a Fashion Show
games I use the Dayton OK oil on them every 6 8 weeks

Vampire Weekend Gets Sued By
jeux but a college degree in fashion design or merchandising

Important Facebook privacy settings you need to check
onlinegames adidas can certainly vehicle owner probably will z

How to Dress for Your Busty Body Type
forever21 henley style and plain T shirts

5 Small Cap Dividend Stocks Holding Plenty Of Cash Without Long
cheap flights and Paul Fireman

Where to Sell Your Used Handbags
cheap wedding dresses Pinstripe shirts can be slimming

The 5 Most Pointlessly Women
watch game of thrones online free which would assume 13 trading days to cover all the shorts
Horoscope for Shipping Software Development Companies Employee’s
games online Hide your eyes by wearing sunglasses

7 Times to Wear Replica Jewelry
cheap prom dresses Just by glancing at the covers of old magazines

The New Launch of Tag Heuer Meridiist
cheapest flights a simple standing

Beautiful neutered Persian available September 9 at high
onlinegames jacket and boots

Perfect Marketing Ideas For Your Firm
jeux Make a game out of playing dress up with

Choosing The Right Hair Color For You
miniclip There really no right answer to this

Coach Handbags for the Fashionable
kleider Sorry if this may come out suddenly to anyone here

How to Make a Cotton Skirt
ballkleider she just doesn have thing