UFPE e Instituto Sprinkler Brasil firmam convênio de pesquisa

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto Sprinkler Brasil assinaram convênio de pesquisa, na manhã de hoje (10), no Gabinete do Reitor, localizado na Reitoria da Universidade, no Campus Recife. O acordo visa ao desenvolvimento do projeto denominado Dinâmica do Incêndio em Edificações, com concessão de bolsa de mestrado e ampliação de referências bibliográficas.

Acordo é festejado por professores de Engenharia da UFPE

Firmado pelo reitor Anísio Brasileiro, e pelo diretor-geral do Instituto Sprinkler Brasil, Marcelo Lima, o convênio enfoca a área de Engenharia de Incêndio e sistemas de sprinklers, que são chuveiros automáticos que combatem o fogo em edificações. Com vigência de 24 meses, o acordo prevê a concessão de uma bolsa de mestrado, que será destinada ao mestrando em Engenharia Civil pela UFPE Mateus Buarque – o qual estuda esta área –, além da aquisição de referências bibliográficas principalmente internacionais.

“A assinatura do convênio entre o Instituto Sprinkler Brasil e a UFPE é um marco, é um reconhecimento do instituto para com a competência da nossa Engenharia Mecânica, da nossa Engenharia Civil, da nossa Engenharia de Produção, no sentido de formar recursos humanos, mestres e doutores, e também com publicações, com livros que possam, na graduação, formar profissionais preparados para enfrentar um tema que, quando aparece, é um desastre social. Então, a questão do incêndio é uma questão estratégica de segurança, mas também de qualidade de vida, e essa é a missão da universidade púbica”, afirmou o reitor.

Para Marcelo Lima, o convênio traz à universidade a discussão e o estudo sobre proteção contra incêndios, especificamente, sobre o uso de sistemas ativos. “Então, a gente criou esse programa, ainda mais numa época em que todo mundo vê pelo noticiário a dificuldade que existe para financiar pesquisa no Brasil, muitos cortes orçamentários. A gente sentiu que era uma boa hora de tentar ajudar nesse sentido e começar a criar profissionais da área de ensino interessados e que tenham uma linha de pesquisa dentro dessa área”, disse ele.

“O convênio assinado hoje [10], que é justamente para viabilizar bolsas e referências bibliográficas, é o projeto para estudar a parte da dinâmica do incêndio em edificações porque a ideia é proteger as pessoas no local. Então, a ideia do convênio é a gente desenvolver ferramentas, do ponto de vista matemático do entendimento do fenômeno físico incêndio, para que a gente possa prevenir e entender melhor essa propagação dos incêndios em edificações”, explicou a professora Dayse Duarte, do Departamento de Engenharia Mecânica e uma das docentes à frente desta iniciativa.

Além dela, também são responsáveis pelo convênio os professores Tiago Ancelmo de Carvalho Pires de Oliveira (Departamento de Engenharia Civil) e Jeferson do Rego Silva (Departamento de Engenharia Civil).

INSTITUTO – O Instituto Sprinkler Brasil é uma organização sem fins lucrativos dedicada à divulgação de informações relativas ao combate a incêndios por meio da utilização de chuveiros automáticos, os sprinklers.

Compartilhe: