UFPE e Universidade de Surrey firmam acordo para cooperação

O reitor Anísio Brasileiro, e o vice-presidente sênior da Universidade de Surrey, Vincent Emery, assinaram na sexta-feira (7) um acordo para cooperação entre as duas instituições. O objetivo é que haja intercâmbio de pós-graduandos e de professores visitantes, além de projetos de pesquisa conjuntos, segundo áreas de interesse em comum que serão definidas nas próximas semanas.

De acordo com o diretor adjunto de Pesquisa da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE, Edmilson Lima, o acordo é resultado de uma colaboração que já existe no Departamento de Engenharia Química e que vai ser ampliada para outros departamentos. Ele realizou uma apresentação da UFPE para a comitiva da universidade inglesa.

Em seguida, Vincent Emery apresentou a Universidade de Surrey para a equipe da UFPE. Fundada em 1894, ela conta atualmente com 16.391 estudantes, dos quais 37% são de fora do Reino Unido. A universidade já tem parcerias com a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e quer aumentar a colaboração com o Brasil.

“Existem várias áreas em comum em que podemos colaborar”, explicou o professor Edmilson Lima. Para ele, a parceria com a Universidade de Surrey tem muita importância neste momento, em que a UFPE está se adequando ao novo edital de internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).