UFPE – Hospital das Clínicas inaugura nova tomografia e data center

O aparelho de tomografia e o Container Data Center (CDC) do Hospital das Clínicas da UFPE, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foram inaugurados hoje (3) pelo reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, pelo presidente da Ebserh, Newton Lima Neto, pelo superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, e pelo diretor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação da Ebserh, Cristiano Cabral, além de autoridades dessas instituições.

Novo aparelho de tomografia vai permitir rapidez no atendimento

“As inaugurações marcam um momento de destaque no histórico do Hospital das Clínicas, pois ressaltam a importância da introdução de novas tecnologias no HC que tornam possível a melhoria na qualidade dos seus serviços à população, reafirmando o compromisso social da instituição com a comunidade”, disse o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro.

O tomógrafo, cujo investimento foi de R$ 1,6 milhão, será utilizado para o diagnóstico de doenças de todo os segmentos do corpo humano. Considerada uma das mais modernas do mercado, a máquina deve produzir 30 exames por dia, de forma mais veloz e com uma alta resolução da imagem.

O superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, explicou que o novo equipamento deve dar conta da demanda de pacientes do hospital, melhorando a assistência. “O tomógrafo antigo costumava apresentar problemas pontuais devido ao seu desgaste por sua tecnologia obsoleta. A ideia é que ele seja substituído por esta nova máquina”, explicou.

De hoje (3) até sexta-feira (6), dois médicos do Serviço de Radiologia e quatro técnicos em Radiologia do HC realizarão treinamento ministrado por um profissional da Toshiba, com o objetivo de utilizar o novo equipamento com segurança e em sua plena capacidade funcional. No início da próxima semana, será realizado treinamento do uso da bomba de infusão de contraste. A expectativa é de que o tomógrafo já esteja disponível para atendimento da população no próximo dia 11.

“Essa melhoria que estamos promovendo na área do Diagnóstico por Imagem do Hospital das Clínicas da UFPE é um dos indicadores do sucesso da parceria Ebserh/HC-UFPE. A intenção é transformar este hospital no maior centro de Diagnóstico por Imagem do SUS no estado de Pernambuco”, disse o presidente da Ebserh, Newton Lima Neto.

Presidente da Ebserh destacou importância da visão acadêmica no HC

DATA CENTER – O CDC, que custou cerca de R$ 2 milhões, é um espaço que irá armazenar de forma segura, inteligente e moderna os dados informatizados da unidade hospitalar. É uma forma de gestão estratégica de dados. “É importante que toda instituição tenha um local seguro que guarde as suas informações. No caso do HC, o CDC irá guardar cadastro dos pacientes, informações financeiras, agenda de consultas, entre outros dados”, comentou o diretor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação da Ebserh, Cristiano Cabral.

O contêiner, com cerca de 20 metros quadrados, tem um esquema de segurança reforçado, resistente a incêndio, monitorado com câmera, controle de acesso por biometria e possui alarme, grupo de gerador e no-break modular que garantem o fornecimento ininterrupto de energia.

Também participaram da cerimônia de inauguração do CDC e do tomógrafo a vice-reitora da UFPE, Florisbela Campos, e a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Sonia Maria Menezes, além de outras autoridades.

COMPROMISSO – Antes da inauguração, o presidente da Ebserh visitou o reitor Anísio Brasileiro na Reitoria, quando reafirmou os compromissos da empresa com a gestão do Hospital das Clínicas da UFPE. Newton Lima Neto atestou que a adesão a esse sistema de gestão “garante massa muscular para a defesa dos interesses desses hospitais, como o cumprimento da legislação que garante prioridade das instituições públicas para o atendimento das demandas do SUS”.

Lima entende como prioridade a capacitação, pois, segundo ele, os hospitais públicos não podem se ater exclusivamente aos atendimentos e perder a visão acadêmica. Ao relatar os avanços ocorridos no HC desde a adesão à Ebserh, o superintendente da unidade, Frederico Jorge Ribeiro, destacou as ações já realizadas, como a recuperação dos elevadores que estão em pleno funcionamento, a drenagem do subsolo do hospital e a implantação do tratamento de esgoto.

ASCOM – universidade Federal de Pernambuco