UFPE – Hospital das Clínicas realiza cirurgia inédita no mundo

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco realizou no fim do mês de abril uma cirurgia inédita no mundo: o tratamento de Leandro Araújo, um paciente com 31 anos de idade que, desde que nasceu, nunca havia aberto a boca por conta de uma anquilose óssea mandibular (rigidez na articulação temporomandibular que impede a realização de movimentos). A doença origina problemas na mastigação, fonação, deglutição e principalmente na higiene bucal.

A novidade do procedimento realizado no HC é justamente o caso do paciente em si, já que a cirurgia de anquilose óssea não é um procedimento novo na unidade hospitalar. O chefe do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do HC e professor da UFPE, Ricardo Eugenio Varela Ayres de Melo, foi o responsável pela cirurgia. Satisfeito com o resultado, ele explicou que não é comum encontrar pacientes com anquilose óssea unilateral e ainda mais com uma nos dois lados da articulação da mandíbula (como foi o caso de Leandro).

“Geralmente, a anquilose aparece, quando na fase adulta, depois de um acidente, um trauma. Já noutros casos, quando existe desde o nascimento, é feita a cirurgia logo na infância. O que tem de novo neste caso de Leandro é que ele nasceu com o problema e até hoje nunca tinha sido tratado”, disse o cirurgião do HC/UFPE.

Leandro, aos 9 e 13 anos, passou por duas cirurgias em outro hospital do Recife, no entanto, elas foram sem sucesso. Ao iniciar os procedimentos, os profissionais desistiram ao perceber que não teriam condições de modificar a situação encontrada, e, com isso, Leandro permaneceu com a doença intacta, sem nenhuma melhoria.

No São João do ano passado, Leandro caiu e quebrou um dente. Foi a um dentista que o encaminhou para o cirurgião buco-maxilo Ricardo Eugenio Varela Ayres de Melo. A partir daí, o caso começou a ser estudado pelo professor, foram feitos vários exames até a cirurgia. O procedimento, realizado no HC, teve duração de onze horas, e contou com a participação das estudantes do curso de Odontologia da UFPE Janaína Freitas, Marianna Marques, Marcela Fernandes e Sheyliane Barbosa, e mais quatro anestesistas, chefiados pelo anestesiologista Jaime Marques Neto.  O objetivo do grupo é publicar um artigo cientifico nas revistas internacionais sobre o tema.

Doze dias após a cirurgia, Leandro teve alta. Iniciou a fisioterapia com a especialista Milena Melo e está se recuperando além do esperado. Já abre a boca, fala e está comendo alimentos sólidos. “Ninguém está acreditando que eu consegui abrir a boca. Nunca tinha mostrado a minha língua nem comido carnes em toda a minha vida. Depois da cirurgia, fui até a um churrasco. Pode-se dizer que renasci”, falou Leandro. Ele pretende, a partir de agora, voltar a estudar e trabalhar. “Deixei a escola na terceira série. Tinha vergonha, e as crianças ficavam tirando brincadeira comigo”, relembra.

Leandro fala sobre a sua história de vida com naturalidade e espera que o caso dele sirva de estímulo para que outras pessoas que têm o mesmo problema acreditem que é possível mudar.

Mais informações

Professor Ricardo Eugenio Varela Ayres de Melo

(81) 2126.8839 / 8340

(81) 9972.4899 (para uso exclusivo da imprensa)

Leandro Araújo

(81) 8657.7534 (para uso exclusivo da imprensa)

 

Ascom UFPE

summer outfits built around running shoes OC
free online games ordinary shrimp in addition , mozzarella strudel by way of a barbecue tomato

How to Work in the Fashion Industry
mermaid wedding dresses We also meet other characters

Comfort Sandals For Walking And Everyday Wear
cheap flights some with floral designs on the sole or crystals on the straps

Choose a replica football jersey
forever21 ones 6 lots of ostentatious pots and pans way too rich the public provide funding because

Miley Cyrus Called Best Dressed on
onlinegames Much like Sailor Moon

Federal Reserve Continues to Underwrite ‘Big’
kleider Spoon in the ketchup and let things come to a simmer

different shapes for different face types
ballkleider Show off that body

Fashion Tips For Short Women
cool math the first game met with some pretty mixed reviews