UFPE inaugura Instituto de Estudos da América Latina no dia 1º de junho

A UFPE inaugura o Instituto de Estudos da América Latina, cuja missão consiste em promover a integração regional, articulando o conhecimento e a crítica das realidades e das contradições latino-americanas. A solenidade de inauguração será realizada no dia 1º de junho, às 9h, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria, com presença do reitor Anísio Brasileiro. O professor Willy Soto Acosta, da Universidad Nacional da Costa Rica, fará a palestra de abertura sobre a pesquisa na América Latina.

A partir de uma visão transdisciplinar dos saberes e das práticas de pesquisa, o instituto pretende estimular as investigações e disseminar o conhecimento, considerando os processos econômicos, socioculturais, artísticos e tecnológicos dos países da América Latina e do Caribe. “O evento é fundamental para a internacionalização da UFPE e para estimular a formação de um pensamento crítico sobre a América Latina e o mundo continental a partir das pesquisas em curso na nossa Universidade”, ressalta o coordenador do instituto, Paulo Henrique Martins, professor titular de Sociologia da UFPE.

A iniciativa também visa a promover a cooperação interinstitucional entre os países latinos e caribenhos; concatenar o diálogo interno entre grupos de pesquisa; favorecer o intercâmbio de professores, pesquisadores, estudantes e gestores; e ampliar a parceria com instituições de ensino e pesquisa internacionais. Entre as atividades previstas estão a realização de cursos de curta duração presenciais e virtuais, a organização de eventos científicos e a elaboração de projetos de extensão.
As áreas de interesse são as Ciências Humanas e as Ciências Exatas e da Natureza, seguindo quatro eixos temáticos: Pensamentos Sociais Latino-Americanos e Caribenhos: colonialidade e pós-colonialidade; Sociedade, Desenvolvimento e Natureza; Subjetividades, Identidades Coletivas e Diálogos Interculturais; Democracia, Instituições, Movimentos Sociais e Comunitários.

O Instituto de Estudos da América Latina está localizado numa ala do Centro de Convenções da UFPE, onde já está instalado o Instituto de Estudos da Ásia, lançado em março deste ano. Ambos estão vinculados ao Gabinete do Reitor e reforçam a política de internacionalização da atual gestão da UFPE.
O vice-coordenador do Instituto de Estudos da América Latina é Joanildo Burity, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e professor colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da UFPE.

O Conselho Gestor é composto pelo coordenador e pelo vice-coordenador do instituto, além deprofessores da UFPE, estudantes e representantes da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Fundaj. As instituições associadas são a UFPE/CAA, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Univasf, UPE e Fundaj.
PALESTRA – Na cerimônia de inauguração do instituto, o professor Willy Soto Acosta ministrará a palestra “Tendências da Pesquisa Social na América Latina Contemporânea”. Ele integra o corpo docente da Escola de Relações Internacionais da Universidad Nacional da Costa Rica.

Mais informações
Instituto de Estudos da América Latina
ial2015ufpe@gmail.com