UFPE inaugura Instituto de Estudos da Ásia nesta sexta-feira (20)

UFPE inaugura Instituto de Estudos da Ásia nesta sexta-feira (20)

Com o objetivo de aprofundar a pesquisa e disseminar o conhecimento sobre o continente asiático, a UFPE inaugura o Instituto de Estudos da Ásia. A cerimônia de inauguração será na sexta-feira (20), às 10h, no auditório 3 da Biblioteca Central, no Campus Recife. O evento terá a presença do reitor Anísio Brasileiro e do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, que fará a conferência de abertura sobre as relações entre Brasil e Ásia.

Segundo o coordenador do instituto, professor Marcos Costa Lima, do Departamento de Ciência Política da UFPE, a iniciativa acompanha o atual cenário econômico mundial, no qual a Ásia assume posição de destaque. “É necessário que a academia faça estudos e pesquisas com esses países, principalmente com a China, maior parceiro econômico do Brasil atualmente”, explica.

Localizado no Centro de Convenções da UFPE, o Instituto de Estudos da Ásia pretende desenvolver projetos e pesquisas conjuntas entre universidades e centros de pesquisa brasileiros e asiáticos; promover o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores; organizar cursos de curta duração, debates e eventos científicos; além de fomentar a produção e a publicação científica nacional e internacional.

As principais áreas de interesse são Inovação e Desenvolvimento; Desigualdades Regionais; Cidades, Desenvolvimento Urbano e Relacões Campo-Cidade; Turismo e Relações Porto-Cidade; Política Internacional; História; Questão Agrária; Infra-Estrutura; Recursos Naturais e Meio Ambiente; Cultura; Pobreza; Políticas Públicas; e Economia Política.

O Instituto de Estudos da Ásia, vinculado ao Gabinete do Reitor, amplia a política de internacionalização do atual reitorado da UFPE e reforça parcerias, convênios e acordos de cooperação já existentes entre a Universidade e instituições asiáticas, com destaque para as japonesas, as chinesas e as indianas.

CONFERÊNCIA – O embaixador e professor do Instituto Rio Branco Samuel Pinheiro Guimarães falará ao público durante a solenidade de inauguração do Instituto de Estudos da Ásia da UFPE, abordando o tema “Nova ordem mundial e as perspectivas do Brasil na Ásia”. Ele é bacharel em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro) e mestre em Economia pela Boston University, nos EUA.

Foi professor do curso de Mestrado em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1997-2002), secretário-geral das Relações Exteriores (2003-2009), ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (2009-2010) e alto representante geral do Mercosul (2011-2012). Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelas Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil (2009), pela Universidade Cândido Mendes (2010) e pela Universidade Nacional de Rosário – Argentina (2010).

Ascom UFPE

Compartilhar