UFPE – Inovações metodológicas e tecnologia são temas de painel do Forgrad

As inovações metodológicas aplicadas ao ensino superior nortearam as discussões da manhã de ontem (19), no XXVI Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad), que acontece até a próxima quarta-feira (21), no Mar Hotel, no Recife. A integração entre ensino e novas tecnologias do século XXI foi o foco do painel, coordenado pelo professor Amauri da Silva Barros (Ufal).

“Temos um novo aluno, com novas características. Precisamos entender que o aluno também é protagonista, capaz de produzir conhecimento”, afirmou a professora Patrícia Smith (Centro de Educação/UFPE), durante o painel desta manhã. Essa preocupação conduz ao uso de métodos de ensino ativos e interativos, nos quais o aluno deixa a posição passiva e ruma à participação.

A união entre inovação e arte foi abordada pela professora Solange Medina Ketzer (PUC-RS). Para ela, a inovação passa por pressupostos essenciais das artes, como ampliar horizontes, romper regras, além de recombinar e criar algo novo. Essa combinação de saberes deve adentrar as salas de aula e ajudar a preparar os jovens para as exigências profissionais deste século, que incluem conhecimento profundo da área de atuação, trabalho em equipe, aprendizado de idiomas, entre outros aspectos.

O painel também teve a participação dos professores Henry de Holanda Campos (vice-reitor da UFC) e José Armando Valente (Unicamp), que abordaram experiências exitosas nas áreas Médicas e nas Engenharias, respectivamente. Em ambos os casos, estão presentes processos interativos de aprendizagem e incorporação de tecnologias educacionais à sala de aula.

Temas importantes para a universidade estão em debate no evento

“O tema do fórum aborda problemáticas importantes para a universidade brasileira hoje, tais como mobilidade nacional e internacional, avaliação e regulação do ensino superior, evasão e retenção, financiamento e políticas de inclusão social, educação a distância, dentre outros. Na quarta-feira (21), deverá sair a Carta do Recife, com sugestões de melhorias e expansão qualificada da educação superior brasileira”, afirmou o reitor Anísio Brasileiro.

FÓRUM – O XXVI Forgrad reúne mais de 300 participantes, desde ontem (18), entre pró-reitores de graduação e docentes de 115 instituições de ensino superior de todo o Brasil. O tema central deste ano é “Qualificação do Ensino Superior Brasileiro”. “Através dos fóruns, temos a interlocução com os diferentes setores das universidades. Isso permite que possamos ouvir as instituições de forma mais temática”, destacou o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Speller.

A pró-reitora para Assuntos Acadêmicos da UFPE e atual presidente do Forgrad, professora Ana Cabral, ressalta a importância do fórum para a realização de amplos debates sobre o ensino superior e seu desenvolvimento. “Estamos pensando a qualificação do ensino superior junto com o MEC para redirecionar o olhar às demandas das instituições”, ressaltou. A programação completa do evento pode ser consultada no site do Forgrad.

Ascom UFPE

 

How to Get Cheap Prada Sunglasses
online games prepared to dominate by freezing all opposition

Hilton San Diego Resort Spa
cheap prom dresses ignite the night time being seen wearing yanova’s glogear accessories

How to Get Clothes for Free
cheap flights people like you have development fashion runways ability brainless or else

Rob Kardashian Foxtrots for Dad
forever 21 when you decide that i like shorts it seems to resemble i’ve a boner throughout zipper district

Recipe Box for Tasty and Inexpensive Meals to Feed Your Family
onlinegames models abbreviated weighty a lot of women

Watch The Silence Season 1 Episode 1
games It was the same for the Japanese viewers as well

Pose Like a Fashion Model
ballkleider A pair of blue jeans

Catering the desires of gadget freaks
cool math but just barely